De onde veio esta coragem? :) ... Eu tive um irmão pequeno quando já tinha 9 anos, participei de alguns cuidados na infância dele, e também pude cuidar de meu primo Marquinhos e mais tarde cuidei de Lú, que é afilhado de minha mãe, aí eu já estava adolescente. Eles ficavam comigo em casa e eu dava banho, limpava os ouvidos e cortava as unhas de todos com tesourinha, lembro que era uma metálica para bebê da marca mundial. Nesta idade eu não tinha o medo que teria se fosse hoje! Eu simplesmente fazia e não tinha o receio de cometer um acidente nem nada, e nunca teve nada mesmo! No entanto é bom eu dizer que estes não eram bebês RN's!
Quando eu tive Heitor levei na mala da maternidade um kit que tinha cortador, alicate, lixa, compramos este kit no enxoval dos EUA e eu lembro de ter perguntado se lá não tinha um kit com tesourinha no lugar do cortador e soube que lá eles não vendem tesourinha, então quando cheguei no Brasil eu fui a caça de uma tesourinha porque minha experiência era em cortar unhas com tesourinha, e achava o cortador um objeto dispensável, achei que nunca usaria. Voltando ao dia na maternidade... quando vi que ele estava com unhas bem compridas, no seu segundo dia de vida, não hesitei e peguei a tesoura e cortei, não perguntei a ninguém, dessa vez não pesquisei na internet antes, segui o fluxo de minha vontade e pronto, agora ele era um RN sem unhas compridas! Quando minha mãe chegou no quarto percebeu a ausência das unhas em Heitor e eu contei toda contente: Acabei de cortar! ... Ela aí me disse que não era para ter cortado agora pelo risco de machucá-lo, risco de ser uma porta aberta para infecções, mas agora já estava feito! Unhas cortadas e pela graça de Deus não machuquei meu pequeno.
![]() |
Tesoura da Chicco - Comprei na loja física Planeta Bebê |
![]() |
Kit da Safety First - Comprado no Enxoval de Miami |
Segui cortando as unhas de Heitor regularmente, sempre de tesourinha, mas com o passar do tempo começou a inflamar uns dedinhos, era como se fosse unhas encravadas só nas mãos, comentei com a pediatra dele, ela me disse que em vez de cortar com tesourinha, era para eu tentar com o cortador. E o objeto que era dispensável virou o remédio para as unhas inflamadas de Heitor. Tive medo de usar, percebi que a lâmina era afiada e a pele do meu bebê muito fácil de ser machucada, cortei com muito medo... Mas cortei e sarou as inflamações, usei gotas de calêndula nas unhas que estavam com dodóis e rapidinho ele ficou bom.
Acordado? Dormindo? Mamando? Cortava quando ele era pequenino a unha dele do jeito que ele estivesse... com o crescimento dele só cortava com ele acordado ou mamando, depois só com ele acordado, e depois só com ele dormindo, hoje corto as unhas do meu pequeno gigante com cortador e fazendo zuadinhas de "Tic Tic", a cada vez que aperto o cortador só assim transformei este momento numa oportunidade de divertí-lo, isso porque ele começou a não querer que eu cortasse, e quando estava dormindo assim que pegava nos pés e nas mãos ele acordava. Nunca usei lixas, sempre achei que ia lixar mais pele que unha, mas tem muita mãe que usa e aprova!
Se pudesse dar algumas dicas seriam:
Segure firme a mão ou pé, segure os dedinhos de maneira que evite que o bebê mova-os; tenha confiança em você; não corte tão rente (eu corto no toco, mas não aconselho você a fazê-lo num primeiro momento); corte regulamente para evitar arranhões e acúmulo de sujeira.
Todas a imagens usadas no post foram retiradas da internet.
Mais uma Mainha
02/07/2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário