segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Gestação: Momento Ostentação

    Bom o que seria ostentar? No dicionário é criar alarde; exibir...  Bem para mim é fazer o que se deseja desde que esta coisa seja desejada por muitos mas realizada por poucas pessoas... então segue as coisas que na minha vivência seriam ostentação total no período de gestante, e se você se identifica deixa seu comentário aí.


1 - Dormir quando se tem vontade! 


     Na gestação de Heitor quase não dormi, quase não tinha tempo, mas quando rolava um tempinho não conseguia dormir, e minhas madrugadas era todas cortadas. A partir da vigésima semana eu dormia uma da manhã e acordava as quatro. Era uma doideira! Depois que ele chegou a rotina da insônia continuou por conta da demanda de RN, faz parte. Hoje ainda não durmo o quanto gostaria mas já tô bem melhor que antes, hehe! Heitor ainda acorda 2 a 3 vezes por noite! 

2 - Comer o que se tem vontade! Realizando todos os desejos gulosos.



    Tive a sorte de encontrar um amiga portuguesa, Cécilia Antunes, que fez uma macarronada a bolonhesa quando tive um desejo de comer este prato. Não era nada esdrúxulo, mas era um desejo de comer, e realizei... tá delícia! Tive poucos desejos gulosos! Mas para mim grávida que tem desejo e pode realizar é ostentação! 



3 - Morar em um local onde não precisamos ter medo da picada de insetos! Sem zica, chikungunha, malária... 



    Infelizmente tive que viver em locais onde tive que andar sempre com muito repelente, ou muito coberta com repelente sobre a roupa. Eu ficava doida quando era picada por que já ficava morrendo de medo de pegar alguma coisa! Se você morar em um país onde nem imagina o que é este pânico, dá um beijo no ombro filha! Você tá no céu e talvez não saiba!  




4 - Ter Papai do seu rebento acompanhando seu gestação presencialmente! 

    Ah! Como desejamos nosso pequeno gigante, mas via meu marido nos finais de semana e passava a semana sem ele, depois deixei ele em Angola e voltei para o Brasil quando estava com 21 semanas de gestação e só voltamos a nos ver quando eu já estava para ter Heitor. Ele chegou uma semana antes do nascimento do nosso filho. Ele esteve presente virtualmente, muito presente emocionalmente, mas fisicamente foi muito pouco... então amiga se o pai do seu bebê está acompanhando de perto, ostenta aí, porque não é para todo mundo, não! 

5 - Fazer o enxoval do jeitinho que se deseja! E poder cuidar de tudo de pertinho! 


    Isso foi massa demais! Não tenho o que reclamar do enxoval que fizemos em Miami! Foi massa! E fazer com meu marido do lado, participando, escolhendo foi um momento "love, love" em minhas lembranças! Depois compramos umas coisinhas na cidade dos avós de Heitor e também foi um momento muito legal, dividi isso com eles, sentir o carinho por meu bebezinho foi muito gostoso! 



6 - Massagens relaxantes e drenagem linfática para aliviar tensões e inchaço! 



    Se você tá grávida vai ver que a retenção de líquido é punk! Fazer drenagem linfática foi tudo de maravilhoso... eu pude ter este serviço do 5 mês até o fim da gestação, sendo dois encontros por semana. Era tudo de bom! Quando estava cansada pedia para trocar a drenagem pela massagem e foi maravilhoso! Disso e do barrigão de grávida eu tenho muita saudade! 



7 - Fazer exercícios físicos durante a gestação.



   Oh! Não consegui fazer, é que quando vim pro Brasil precisei montar meu apto do zero. Acompanhar obra, montagem dos móveis, organizar as coisas! Tive ajuda da Dinda de Heitor, mas muita coisa dependia de mim... muito punk! Fazer exercício ficou em último plano nas prioridades do momento, esta ausência de movimento me deixou preocupada sobre o parto, porque eu gostaria de ter tido normal... mas não rolou (isso é assunto para outro post)! 




8 - Ter um médico que apoie seu decisão a respeito do parto. 

    Infelizmente bem díficil de encontrar! Rola um terrorismo quando você diz que quer ter normal. Bom quando não é de maneira declarada que o médico diz que só faz cesária, ele joga a responsabilidade da sua saúde e do bebê nas suas mãos se o desejo for ter normal. Bom não vou me estender neste assunto! Mas se você escolheu como quer ter seu bebê e encontrou apoio médico para isso! Dê um viva! 

9 - Ter vaga na maternidade para que seu parto seja tranquilo e feliz! 

   Na minha cidade que é Salvador, alguns hospitais desistiram de ter ala de maternidade e substituíram por alas de UTI, maternidade não dá dinheiro para o hospital! Então no dia do nascimento do meu filho, quando chegamos na maternidade havia umas 8 grávidas já na espera desde de manhã, algumas cheias de cólicas, e a pessoa da recepção do hospital foi logo dizendo que não tinha vaga ali e que se eu fosse internada teria que ficar no corredor. Pire aí! Isso foi em uma unidade particular! Minha pressão bateu então 21 por 10, e eu fui internada para ter Heitor as pressas, fui a segunda gestante da noite a ter o bebê e não ficamos no andar da maternidade porque não tinha vaga, fiquei no quarto do Centro Cirúrgico. Não tive problema de pressão durante a gestação, sempre controlei tudo com uma dieta restrita em sal, mas neste dia confesso que deve ter sido o emocional ao ouvir que teria que ficar no corredor, vendo as outras mulheres (como eu ali) desejando receber seus bebês e sendo tratadas de maneira tão grosseira! Você se planeja para ter seu bebê e no dia esperado tem uma recepção neste nível, contrariando todo o cuidado que deveria ser dado para as gestantes. Eu me senti muito mal!

10 - Aparelho pessoal para ouvir os batimentos do bebê! 



    Heitor um dia acho que deve ter dormindo mais e passou o dia quase sem se mexer na minha barriga! Fique doida! Rezei, liguei pro médico, minha mãe rezou, falou com ele na barriga, eu também, comi um pedaço de chocolate e nada! Sonhei em ter um aparelho que pudesse ouvir os batimentos dele para ter certeza que tava tudo nos conformes e assim me acalmar... enfim graças a Deus parece que só foi um dia de preguicinha dele! 


    
    É isso! Aí foram os meus dez itens ostentativos no período gestacional. 
    Se você tem algum para incluir deixa seu comentário aí! 


Imagens retiradas da internet!

Mais uma Mainha
08/08/2016 







Nenhum comentário:

Postar um comentário