Rindo aqui por que o título desse post ficou parecendo o hino do Time de Futebol Esporte Clube Bahia ("mais um, mais um Bahia, mas um nosso título de glória..."), e olhe eu nem torço para este time! É que é isso aí! Oficialmente comunico que chegará mais um pequeno gigante para nossa família, outro menininho! Como descobri que era menino? Fiz com 8 semanas de gestação o exame de sangue que se chama "Sexagem Fetal", que procura o cromossomo Y na corrente sanguínea da mãe, mulheres só tem X, logo se acharem o Y você está esperando um meninooooo! 👦
Neste meio tempo algumas mudanças já aconteceram em nossa família: mudamos de estado, mais viagens de avião, meu pequeno gigante número 01 começou a estudar este ano, e foi primeira vez que teve febre de verdade, primeira gripe de verdade, primeira vez que tomou antibiótico, e primeira vez que precisou ficar com o papai sozinho por 3 dias por que a mãe ficou internada... sobre a escola e mudança de casa trato em outro post.
Bom mas voltemos a gestação do segundo, o que posso dizer é que é bem mais simples, mas relax, menos tensa, menos tudo! Menos tudo mesmo! Menos a sensação de que a qualquer momento você tem que tirar dúvida no google ou com o seu obstetra... você não fica noiada com a ideia dos primeiros cuidados com o bebê, não precisa pesquisar o que precisa ou não comer... e aí meu bem é o lugar ideal para morar a complacência, a ideia de que já sei, já sei, e o que pode dar errado agora?!, aí você já toma uma xícara de café por dia, você já bebe uma tacinha de vinho para celebrar, você já come salada na rua, come sushi em restaurante bacana, e aí?! e aí?! ...Teve um surto aqui de Gasteinterite viral e aí? Pequei! Parei no hospital 4 dias, com febre. dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, dor no estômago, e muita diarreia, desidratei... fiquei fraca, foi bizarro! Minha mainha veio ficar comigo no hospital, enquanto em meio a este quadro meu filho tinha que tomar antibiótico pela primeira vez em casa com meu marido, que teve que enfrentar a paternidade exclusiva por 4 dias intensos.
Ficar no hospital durante a gestação é algo que não desejo para ninguém, fiquei bem mas só depois de 4 dias que recebi alta, me certifiquei que meu bebezinho estava "ok" em um ultrassom quando estava ainda no hospital! Mandei para meu obstetra a lista de todas as medicações que eu tomei e ele me disse que estava tudo sobre controle, e que não tinha problema, que o que eu tomei eram medicações que grávidas poderiam tomar. Mas aí hoje voltamos para o cuidado de antes, menos salada na rua, nada de shushi, comer mais em casa, e proteger a minha imunidade e a do bebê em formação. Ufa!
Gente a não tem regra, nada é fixo nem na maternidade nem na vida real, o que você acha hoje pode ser revisado amanhã, é isso acredite! A flexibilidade lhe alcança mesmo que você não queira. Eu ainda pesquiso coisas no google sobre alimentação (bem menos frequente que antes), ainda assisto vídeos de cuidados com bebês mas hoje afim de ver se posso melhorar, porque hoje já tenho uma forma de fazer as coisas. Será que ainda serei a "maluca do álcool gel"? Nem posso afirmar isso!
Cuidados que mantive até nesta segunda gestação:
- Repelente sempre, roupas cobertas para dormir quase sempre e para sair também (quando o calor permite!)
- Yoga 3 vezes na semana... perfeito, essencial para minha alma, um encontro comigo e com meu pequeno gigante 2!
- Comendo frutas, verduras, carnes e tomando complexo vitamínico e omega 3. Vitamina D meu obstetra mandou parar.
- Uma xícara de café por dia e não mais do que isso! O cuidado aqui é não ultrapassar esta quantidade!
- Pouco sal e pouco a açúcar.
- Terapia e floral para manter a mente serena e me ajudar a solucionar questões que não dou conta sozinha.
Sobre estar grávida do segundo o que posso dizer é que no início da gestação fiquei preocupada porque só lembrava que estava grávida no final do dia, só percebia que tinha outro ser se formando em mim no final do dia e olhe lá, durante o dia estava envolvida com os cuidados com a casa, com a adaptação de Heitor na escola... com tudo menos com a gravidez, quando pensava na gravidez pensava que não ia dar conta do segundo, que não ia conseguir me virar com dois, chorava de desespero, emocionalmente eu não estava legal, e não estar legal me deixava mal, pois pensava "este bebê não merece isso", e fui buscar ajuda nos florais para realinhar, na yoga e na terapia! Tudo isso está me fazendo um bem danado! Sai da fossa emocional!
Sintomas dessa segunda gestação: enjôos nos primeiro semestre, um sono incontrolável, uma letargia maior do que tudo que senti, azia, dor de cabeça, um calor intenso também! Chorei muito chorei com e sem motivo, ansiedade também por qualquer motivo, um completo descontrole emocional e um humor variante que me fazia dormir chorando e acordar bem, dormir bem e acordar chorando. Na primeira gestação tinha sido diferente! Cada gestação é uma, cada ser é único, cada momento é diferente do outro! Fique esperto(a) para experimentar o melhor do momento presente, e reconhecer que não precisa ser 100% feliz para ser perfeito!
Sobre enxoval do segundo, cuidados com o primeiro para prepará-lo para a chegada do irmão conto depois, escola, mudança de casa... conto tudo depois.
Bem vindo meu segundo pequeno gigante!
Mais Uma Mainha
19/03/2017