sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

2 anos de Lavagem Fraldas de Pano

O que aprendi neste tempo... 

   Continuei pesquisando sobre o assunto porque fui testando vários métodos diferentes. Hoje lavo os absorventes e liners de soft com OMO Puro cuidado, e água quente a 60 graus, isso garante que não fica resquícios de xixi, mas se as fralda levarem 4 dias sem lavar terei que repetir o ciclo, sendo que a segunda lavagem é sem sabão apenas com água quente. Ciclo de Lavagem Bebê.

   As capas lavo com muito menos sabão que os absorventes e nunca uso água quente em temperatura superior a 20 graus, porque água quente estraga o Pul, e para matar os germes, fungos, bactérias, uso lisoform na parte do sabão, ou seja, junto com o sabão e na parte do amaciante. Ciclo de Lavagem Bebê. 

   Manchas de cocô quando o bebê é recém-nascido saem no sol, milagrosamente. Quando o bebê já tem alguns meses, você pode colocar as capas com em um molho de Percabonato (comprei no site da Mayaru, mas tem uma página no face chamada EcoLavagem que vende também) ou um pouco de vanish sem água quente, para não fragilizar o impermeabilização da capa de PUL. O melhor mesmo é usar percabonato porque o Vanish tem outras químicas.  

   Lavo as fraldas com uma frequência de 2 a 3 dias, e quando rola coco eu separo a fralda no tanque e deixo lá, quando meu bebê permite passo água tirando o resíduo de coco que ficou preso na capa, quando ele está de liner de soft fica tudo mais fácil coloco só o liner na pia e tiro o que ficou de coco pastoso, espremo e coloco no balde junto com as demais fraldas. Para coco sólido descarto o coco no vaso sanitário, passo água na capa ou liner para tirar o resíduo que coco e depois coloco no balde das fralda junto com as outras fraldas. Parece problemático?! Juro que não é! É simples mesmo! 

Por que parei de usar Vinagre?

  Contei aqui que via a orientação de não lavar as capas em PUL com vinagre no site da Dipano, e depois entendi que o álcool do vinagre poderia ressecar a película plástica do PUL fazendo a mesma ficar fraquinha e partir, com ela frágil a fralda vazaria. Então meninas e meninos nada de álcool e nem água quente nas capas em PUL. 

   Já usei sabão Ariel e quando tirei as fraldas da máquina ficou um cheiro muito ruim... usei sabão de bebê Roma, Ola, Sabão de Coco Milão, todos na versão líquida, mas depois assisti um vídeo no youtube de uma mãe que estudou as propriedades químicas do sabão e ela indicou o OMO puro cuidado como sabão com mais detergente para lavagem eficiente de resíduos fisiológicos... e resolvi experimentar e estou gostando. O sabão Milão não encontrei no supermercado aí fica caro ficar comprando pela internet, mas era ótimo também e bem mais saudável e ecológico. 

Ah! Se ainda uso Melaleuca? 

   Na lavagem das fraldas eu parei de usar, mas agora uso na solução de limpeza que deixo em cima do trocador do meu bebê (a solução tem um copo de água morna, 2 colheres de sopa do sabão que seu bebê usa, 2 colheres de sopa de Oléo de Coco, 5 gotas de óleo essencial de melaleuca, 5 gotas de óleo essencial de lavanda, misture tudo, coloque num vaso com pumper e é só usar em cada troca de fralda com o paninho ou lenço de papel que achar melhor, sacuda o frasco antes de usar para misturar os óleos (de coco, melaleuca e lavanda). 
   Li em algum lugar também que eu teria que usar uma quantidade muito grande de óleo essencial para a quantidade de água da lavagem para ter o efeito de bactericida/fungicida necessário na lavagem dentro da máquina. O ideal para continuar usando o óleo essencial nas fralda era separar uma quantidade e deixar de molho na água com unas gotas do óleo Tea Tree (= melaleuca).. mas eu não tenho paciência para este processo. Então agora uso só o lisoform e água quente nos absorventes. 

Cinco Cuidados a mais para fazer as fraldas durarem de geração em geração... 


  1. Não torca as capas de pul, pode rasgar, furar a película do PUL.
  2. Não deixe as capas de PUL esturricando no sol, pois altas temperaturas fragilizam ele.
  3. Não passe sabão em barra no suedine das capas chinesas,  com uso frequente vai impermeabilizar o tecido.
  4. Só tire do varal para usar os absorventes que estiverem super secos, para evitar de dar fungos no seu baby. 
  5. Não use água quente, álcool ou vinagre nas capas em PUL. (mais uma vez só para reforçar!) 


F.Costa
22/12/2017



quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Enxoval de Fralda de Pano (Modelo Nós e o Davi)

   Alguns esclarecimentos para começarmos a conversa... não estou ganhando nada da marca, mas tenho 03 fraldas delas e mais de 2 anos de uso (que foi do meu filho mais velho e agora está na segunda geração da família), tenho: uma diurna de algodão com dryfit; uma noturna com minky e dryfit; e a ultima é uma fresquinha que é tecido de biquíni com dryfit. Então entenda esta indicação de enxoval como uma orientação para fraldas desse modelo, podendo ser da mesma marca ou de outra que seja nesta mesma "pegada". 

Enxoval Enxuto (mas completinho) com fraldas tipo Nós e Davi:

10 diurnas
10 fresquinhas
05 em minky com interior em soft (uso noturno ou na hora da soneca)
05 Aio (tinha interesse de conhecer este tipo, mas já ouvi relatos de que é ótima!)

Absorventes/ Recheios: 

15 absorventes de cânhamo
20 absorventes de fleece/ bamboo/ melton/ moleton/ atoalhado/ flanela

Acessórios:

02 bolsas impermeáveis para levar as fraldas, guardar molhadas e tal (link)
03 snappis
10 liners de soft 

Explicando o uso do Enxoval:

  Este enxoval também dá para substituir o uso de descartável em 100%! Quando pode começar a usar as fraldas quando o baby estiver com uns 3,5 quilos, aqui meu segundo filho nasceu com 4,32 quilos e pude usar com 7 dias de vida dele... ele ficava lindo nestas fraldas! E quanto seu bebê crescer e a fraldas ficarem apertadas, se não tiver desfraldado você pode pensar em comprar Capas em Pul da Ninho da Coruja - Tamanho GG ou das chinesas (falarei em outro post) para fazer uso de volume de absorventes maior, diante da quantidade de xixi que aumenta muito, e assim continua usando fraldas de pano até realizar o desfralde no tempo de vocês.

  Para usar o absorvente de cânhamo coloque um outro tipo de absorvente que pode ser fralda tipo cremer, pode ser o melton, flanela, atoalhado, fleece... por cima ele já será um condutor para o xixi ser absorvido pela trama fechada do cânhamo. Esta combinação é ótima para a noite! 

   Fralda fresquinhas e diurnas aí fica ao gosto do freguês, as diurna tem um tecido exterior de algodão e as fresquinhas tem um tecido exterior de biquini... qual a diferença é que o biquini seca super rápido e quando está com a fralda muito cheia de xixi pode molhar a roupa do bebê, e o a diurna tem um tecido exterior de algodão e quando está cheia de xixi não vaza para fora. Aí você até pensar que não tem vantagem de ter as fresquinhas, mas tem vantagem sim... você pode usar na piscina, no mar, elas vão secar mais rápido que as demais, e vai ser bem bem bem mais ventilada que qualquer outra fraldinha, em lugares quentes como minha cidade são excelentes! 

   Fralda AIO (que quer dizer tudo em um = all in one) é a versão nova da marca Nós e Davi, eu não tenho esta versão mas pelo que vi é como as chinesa com ajustes de botões e com absorvente já costurado no corpo da fralda. Esta versão é ótima para levar em passeios, escola, para deixar já ajustada nos botões que se adequam ao tamanho do bebê e tá pronta para usar! 

   Fralda em minky para que serve? Ah! A diferença da diurna para a noturna é só o tecido exterior e interior que promove uma sensação de pele seca mesmo quando está carregado de xixi. Vale a pena ter para noite mais frias, assim você garante que seu filho irá acordar por outros motivos que não a fralda molhada! hehe! 

  Os liners você pode usar para a finalidade dele que é de separar o coco do xixi, e facilitar a troca e para promover a sensação de seco (liner de soft) quando estiver usando as fraldas com interior de dryfit... isso mantem o bebê mais tranquilo até nas sonecas da manhã e da tarde! 

   Se for mandar fralda para escola/ creche/ vovó/ papai/ visita coloque as sacolas impermeáveis na mochila do Baby, uma para as fraldas sujas de coco e outra de xixi, já deixe as fraldas montadas com os absorventes dentro e com ajuste de pernas (elásticos) ou botões já definidos, isso facilita a vida de quem for trocar seu baby.

   
Por que não indiquei uso de absorvente de microfibra?

 Porque é melhor usar só melton/cânhamo/ moletom/ flanela..., estes absorventes podem ir em contato com o bumbum do baby, e aí você pode usar a fralda como pocket (absorvente dentro do bolso) ou como capa com o absorvente por fora. O dryfit do tecido interior da capa é cheio de buraquinhos e isso ia deixar a microfibra em contato com o bumbum do baby é isso não é nada bom, nem recomendado porque assa! 


F.Costa
21/12/2017

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Enxoval de Fralda de Pano Completo (Fraldas Chinesas)

   Bem esta é uma dúvida recorrente... e agora que estou usando fralda de pano com o segundo filho acho que posso dar uma ideia de enxoval que para mim atenderia muito bem para lavagem de 2 em 2 dias chegando até a ser de 3 em 3 dias. 

  Considerando o enxoval feito com marcas como Dipano, Ananbaby, Ohkababy, Happy Flute... que são modelos de fraldas chinesas, sendo que as Dipano Ninho são vendidas no site brasileiro e as demais no Aliexpress. Acrescentei capas em pul que podem ser da Happy Flute (chinesa) ou da Ninho da Coruja (brasileira). A seguir você eram quantas fraldas e acessórios são necessários para um enxoval enxuto e muito bom! Visitem os links para conhecerem o que é cada coisa, ou vejam postagens anteriores sobre fraldas de pano aqui no blog, assim você que não entende nada ainda do universo das fraldas infantis pode se aproximar de uma maneira bem mais esclarecida.

Capas Impermeáveis: 

15 capas pocket com interior em suedine
05 capas com dupla abertura p/ serem usadas a noite com uma quantidade maior de absorventes (Capa Pocket Happy Flute Encaixe Duplo)

Absorventes/ Recheios: 

10 absorventes de cânhamo
10 absorventes de fleece/ bamboo/ melton/ moleton/ atoalhado
10 absorventes de microfibra 
05 absorventes tipo fifted (também conhecido como ajustadas) 
03 flats/ toalha fralda de algodão (tipo swaddle aden-anais)

Acessórios:

02 bolsas impermeáveis para levar as fraldas, guardar molhadas e tal (link)
03 snappis
10 liners de soft 

Com esta quantidade você pode substituir 100% das fraldas descartáveis! 

Explicando o uso do enxoval: 

   Este enxoval serve de RN até 18 meses... dependendo do bebê talvez até mais! Mas a fralda tem indicação de que vai até no máximo 15 quilos. Para a dobra RN veja outra postagem onde tem um vídeo explicando como fazer (é fácil!). 

   As capas em pocket podem ficar montadas com os absorventes já dentro do bolso, para facilitar as trocas no horário da manhã e da tarde. Quando usar absorvente de cânhamo... o ideal é combinar um absorvente de microfibra por cima, já que o cânhamo tem uma absorção do líquido lenta, em compensação tem uma retenção de líquido ótima! Retém muito! Aí a microfibra recebe rapidamente o líquido e o cânhamo vai retendo no tempo dele, hehe! Você pode usar como condutor uma fralda tipo cremer, mas fará mais volume, aí você escolhe o absorvente de absorção rápida de sua preferência! Os absorventes de fleece ou qualquer outro que coloquei acima podem ser usados sozinhos dentro do bolso da capa ou combinado com outro absorvente para um bebê mais mijão ou para o uso noturno.
   As capas de abertura dupla, tem possibilidade de colocar o absorvente por trás ou pela frente, estas capas pockets normalmente tem um tamanho maiorzinho o que permite uma combinação mais hard para aguentar a noite toda, com a abertura dupla você pode ajustar os absorventes por dentro do bolso com mais facilidade! 
   Outra opção boa para noite é usar uma ajustada com ou sem algum absorvente dentro (exceto o absorvente de microfibra, que não pode ir em contato direto com a pele do bebê), coloque um liner de soft para dá sensação de seco e use a capa de pul para que o xixi não molhe a roupa. É uma boa para noite aqui funciona super bem (meu bebê está com 4 meses). Nos dias de calor, no dia que as fraldas terminaram e vocês estavam fora de casa, usar o flat de algodão, que é aquela toalhona de algodão (vende no site brasileiro da Mayaru e também no Aliexpress), uma fralda grandona que serve para secar o bebê depois do banho, serve para cobrir o bebê no carrinho, no colo, serve de cueiro, de cobertor de amamentação... enfim serve para um monte de coisas, poderá servir de big absorvente preso com snappi, aí depois é só colocar a capa de pul por cima, ou pode dobrar o flat todo e colocar dentro do bolso de uma pocket, também tá valendo! 
  Os liners como já expliquei em outro post aqui servem para separar o coco da fralda, para facilitar as trocas, estes de soft tem o diferencial de promoverem a sensação de seco, o que possibilita usar fraldas cremers por dentro com a mesma sensação das pockets de suedine.
   Já os liners de bamboo você pode usar para poder utilizar a pomada de proteção de assadura de sua preferência sem se preocupar com impermeabilização do suedine das fraldas. Eles também facilitam na troca separando o coco. Quando só estiver sujo de xixi você pode jogar no balde e lavar junto com as fraldas depois é só esticar um pouquinho para usar de novo. 
   Para sair de casa com suas fraldas de pano recomendo que leve as duas bolsas impermeáveis para uma você colocar as fralda usadas de xixi e na outra as fraldas de coco. E já é uma boa levar ou duas flats para uso geral e para servir de absorvente se precisar, um snappi e uma capa em pul, além das fraldas pockets já montadas e ajustadas nos botões para efetuar a troca de maneira prática. 
Olha que legal!  
   Usando liners de bamboo ou liners caseiros em todas as trocas você pode usar a pomada que achar melhor! Com o passar dos meses e com a maturidade da pele do bebê vc vai perceber que não mais precisará da pomada! 

F. Costa
20/12/2017

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

um, otto, ahki, yes! (1, 8, 9 e 10) - Contagem Progressiva!

   Ele chega em Julho, o segundo chega em julho. E chegou chegando! 4.320 quilos e 50,5 cm de parto normal, lindo... doloroso mas lindo e muito transformador! Nasci de novo com meu segundo filho. 

   O irmão já conta até 10, as vezes até 20 ou 33, mas também tem uma contagem particular que eu escrevi no título desse post ("um, otto, ahki, yes! (1, 8, 9 e 10)"). E o que há de novo para a chegada do irmãozinho?

   Usamos mais fraldas de pano, agora desde o início... comecei a usar as fraldas e pano quando meu segundo filho fez 7 dias de vida! 7 dias de muita mudança... eu? A mãe de segunda viagem? A mesma mãe? Não mesmo! Comecei usando umas AIO de Happy Flute tamanho RN, comprei 10 unidades e foi uma ótima quantidade para intercalar com o uso das Capas também tamanho RN, comprei 5 capas, mas só chegaram 4 unidades. Com as capas usei como absorvente as fraldas cremers ou um absorvente que comprei tamanho RN e os prefolds de fralda que comprei na Mayaru. Quando comecei a usar as fralda de pano tamanho normais, as pockets da Ananbaby, passei a usar um absorvente de microfibra dentro do bolso e ele super atendiam a necessidade, até o segundo mês, pois a partir daí comecei a usar dois absorventes de microfibra por dentro do bolso, e de noite uma ajustada de melton ou de cânhamo, para durar a noite toda. Ah! Querem saber como era a questão do coco, bom passei a usar em todas as fraldas liners de bambo ou os que fiz com lenços humedecidos depois de lavados, aí colocava um ou dois e quando era coco eles meio que filtravam o conteúdo (hehe) deixando manchado mas com muito menos volume de sujeira na fralda de pano, facilitando a lavagem. No inicio a cada coco eu dava uma enxaguada na pia, e depois juntava esta fralda com as demais no balde que fica ao lado da minha cômoda/trocador, no primeiro mês qualquer manchinha de coco saia magicamente com sol... mas depois de um tempo passei a jogar o liners sujo fora e colocar a fralda imediatamente no balde junto com as demais, e na hora de por na maquina separava as de coco para pré-lavar antes, depois por tudo na máquina, as vezes ainda tem uma outra fralda (capa ou absorvente) manchado, a solução colocar as capas e absorventes em água com percabonato e deixar até as manchas sairem... após isso coloco na máquina e lavo com quase nada de sabão. 

   O uso das fraldas de pano, assim como os cuidados com o pequeno ficaram mais práticos, mais orgânicos, mais dentro da rotina! De verdade tá tudo muita mais simples!  Como prevenção de assaduras uso Pomada de Assadura Weleda para evitar impermeabilização das fraldas, no entanto   basta você usar lineres de bambo (ou qualquer outro liner) você pode usar qualquer pomada! #fica-a-dica

   Extensores de Bodies são meus aliados no uso das fraldas de pano. Comprei na Elo7 e aí não tem problema quando o body não fecha mais embaixo, colocou o extensor... pronto... fechou!

   Para o banho estou usando uma almofada para banho que comprei no Aliexpress, uma almofada com aquelas bolinhas de isopor dentro, é ótimo mesmo! O bebê fica flutuando enquanto você pega o sabão, você pode dar um banho sem tanta tensão envolvida! Seu neném dificilmente vai escorregar ... tá sendo uma delícia até hoje! E agora ele está com 4 meses. 

   Balde babytub evolution... ah! Banhos de balde tem rolado em alta! Tá sendo uma opção de acalmar as feras, na hora da cólica, na hora da inquietação por calor, ou frio, ou dente! Sim ele já tem dois dentinhos! Pingo um gota de óleo essencial de lavanda, fica ótimo!

   Usei com Arthur aquele berço de madeira tipo co-slepeer, berço agarradinho com a cama. Foi uma empréstimo de uma amiga e foi show! Ela me emprestou um ninho da Dican e super funcionou aqui aqui, coloquei dentro do berço... na sala de casa montei um berço de balanço que ganhei de doação e ficou sendo meu apoio quando estava na sala de minha casa. Atualmente estamos no berço da Arm's Reach de novo, berço do meu primeiro filho e que continua sendo um excelente produto. 

  Protetores de berço para que meu gigante pequenino não colocar os bracinhos entres as madeiras do berço, como moro em uma cidade quente, então foi uma opção ótima mesmo! Lavei na máquina os protetores e eles saíram como novos! 

  Bolsa de Gel para aquecer e aliviar cólicas! Usei muitooooooo! Tem tutoriais na internet ensinando a fazer com arroz, e pode aquecer no microondas! Sucesso mesmo! 

   Colic Calm obrigada por aliviar as cólicas do meu pequeno de maneira tão eficaz. Pena que não usei com Heitor... talvez tive evitado tantos perrengues! 

   Compramos poucas roupas novas e muitas roupas foram herdadas do irmão, oh! Que economia massa! Se você tá aí na dúvida do segundo, melhor esperar para desapegar, vai que seja um outro baby do mesmo sexo do primeiro... aí meu bem! Vai usar tudinhooooo! Bom demais! 

   Insert Infant para Ergobaby 360, caro mas necessário! Usei mas assim que chegou o sling furadinho e mais fresquinho, que comprei o sling na mão de minha doula, escantiei um pouco o Ergobaby.  

   Sim ele usa Bico (chupeta) depois de mamar bastante e a preferência é o Bico da MAM ou da Philips Avent, mas já usa o de 6+ months. Eu amamento em livre demanda, e depois que ele já mamou bastante, quando está com dificuldade de pegar no sono, dou o bico e ele capota.

Muita coisa para compartilhar... muito tempo ausente do blog, mas é assim vida de puerpério.

F. Costa
19/12/2017




segunda-feira, 1 de maio de 2017

Enxoval do segundo filho... e aí compra tudo de novo?!

   Já estou com 29 semanas... passa rápido! Rapidinho... E aí Enxoval para o segundo filho compra tudo de novo? Nãoooooooo! Gentiiii! Eu guardei quase tudo do meu pequeno gigante e está sendo muito muito econômico este início com o segundo baby! Menos gasto com enxoval... isso é óbvio!  Compraremos só o que acabou, o que quebrou ou o que não experimentei, ou não funcionou bem aqui em casa e precisaremos corrigir... e aí até o momento o que comprei para meu segundo gigante pequenino?  

Adaptador Insert Infant para Ergobaby 360




Insert Infant Ergobaby 360 - um adaptador para recém-nascido para usar no canguru que adquiri depois que Heitor já tinha alguns meses! Como sei que vou usar muito mais o Canguru com Arthur (nome escolhido para meu baby 2), vou precisar dessa adaptação para que ele fique na posição de sapinho dentro do canguru... isto é um detalhe muito importante na formação da bacia e coluna do bebê.  











Termômetro Digital Crocodilo da Multikids 
Termomêtro de Banheira Multikids - pedi ajuda a uma amiga para ela me indicar se o que ela comprou era bom, o bebê dela já está com 6 meses e brinca com o termômetro e ele continua funcionando. Isso foi importante para mim porque quando Heitor passou a brincar com a tartaruga da Kuka ela quebrou (embora a recomendação do fabricante indicasse que não era um brinquedo para criança), e o Siri Termômetro digital que comprei no site Tricae funcionou 5 meses, depois entrou água no termômetro e quebrou, meu pequeno gigante nem chegou a brincar com este termômetro, entrei em contato com o site, mandei o termômetro para eles e recebi o reembolso. Depois que eu usar este, da Multikids, eu dou um feedback. 






BabyTub Evolution



Babytub Evolution (Empréstimo sucesso!) - Olha que massa! Recebi como um empréstimo este balde, porque o bebê de minha amiga já está grandinho para este balde! Eba eba! Eu queria tanto este balde, já falei dele aqui no blog! Acho que será um sucessooooooo! E continuarei com a Shantala (massagem em bebê), agora tentando fazer o clima zen, com música e vibração harmoniosa antes do banho de balde ou banheira.











Fraldas de Pano RN Chinesinhas comprada no Aliexpress - Depois que voltamos para nossa casinha em Salvador/ BA, estamos de volta para nossas fraldas de pano... meu pequeno gigante está usando de novo as fraldas... e fralda descartável só para sair e dormir de noite (isso porque quando ele está grande 2 anos e 4 meses não posso mais encher de absorventes porque fica apertado nas perninhas... uma pena mas já tá valendo mesmo assim! Com Arthur usaremos já nos primeiros meses de vida, comprei 1 pacote de fraldas descartáveis RN e 1 pacote de fralda P, só para saídas! E em casa será de pano, por isso investi em umas fraldas menores para facilitar a troca quando for a vez do papai e da vovó, já que a mamãe sabe fazer a dobra RN na fralda normal.



Prefolds de Fralda tamanho M e G da marca Mayaru - Prefold é um tecido pré-dobrado e costurado para que você coloque uma pré-fralda no bebê antes da capa impermeável. Tá com dúvida veja os vídeos abaixo. Eu comprei prefold de fralda no site da Mayaru, e vou usar com Snappi (prendedores plásticos para fraldas)... veja a foto abaixo e assista os vídeos assim você pode conhecer tudo sobre este universo de fraldas. 


























Os Snappi que comprei na Amazon.com




Snappi - Prendedores plásticos que substituem as presilhas de metal que usávamos antes. Vejam as fotos.



Como fica quando colocado com o Prefold

Toalha/ Fralda de Musseline 120 x 120 cm 


Toalha/Fralda Swadle de Musseline 120 x 120 cm - Comprei no Enxoval de Miami da marca AdenAnais, são excelente maiores e mais encorpadas do que as fraldas cremers convencionais... agora pedi algumas no Aliexpress e estou esperando chegar. O bom dessas Toalhas/ Fraldas é que podem ser usadas como Flats para as fraldas de pano, como cueiro, como toalha de banho, cobertor... muitas possibilidades!









Tela Respirável Protetora para Grade Berço Marca Breathablebaby - Ganhamos um berço lindo de madeira de uma mãe que abriu mão pois seu bebezinho cresceu, é um berço de balanço e tem tamanho menor que o convencional o que adaptou perfeitamente a minha casa, resolvi então em vez de comprar um Kit berço que seria bem mais caro e mais quente, optar por esta tela respirável. Comprei no site da Tricae, o material é de ótima qualidade, fofinho, respirável fácil de colocar pois tem velcro e pode ser lavado na máquina. Atendeu minha expectativa. 


A tela vem assim são duas partes aqui eu só usei a maior no berço de balanço e a menor foi para outro bercinho que me emprestaram que ficará em meu quarto, deu certinho nos dois!

Produtos da Mustela e Weleda - Vou usar produtos para o banho e massagem da Mustela e a pomada para troca das fraldas será da Weleda (só usarei quando necessário porque outra economia das fraldas de pano é em relação a pomada, que normalmente não precisa), esta Pomada da Weleda não impermeabiliza as fraldas de pano. 

Pomada que podem ser usadas com as Fraldas de Pano
Sabão que Comprei para Arthur
Protetor de Carrinho Clingo - Comprei este item para melhorar o conforto do carrinho, usei o carrinho com Heitor muito pouco no início sempre adaptado com o bbconforto, mas acho que com dois filhos acho que o bbconforto ficará no carro e vou usar mais o carrinho para carregar menos peso! Adorei o material, fofo, com um lado aveludado e outro com um tecido impermeável mas não plástico, a estampa é bonita, pode ser lavado na máquina de lavar e se adaptou bem no carrinho Bugaboo Bee 3. 

Protetor De Carrinho Clingo.



   Ainda teve novas saídas da maternidade, porque ele pode usar tudo do irmão mas não precisa ser o clone do irmão. 


Fico por aqui!

Imagens e vídeos retirados da internet.

Mais Uma Mainha
01/05/2017






quinta-feira, 23 de março de 2017

Expert em maternidade! Sabe de nada inocente... kkk

  Sabe a diferença de uma maternidade para outra? TUDOOO!

  E existe regra? Não!

  Sabe o que faz a diferença? Sua forma de olhar para o mundo, e como você experimentou as coisas com seu filho, o que deu certo aqui, pode ser que funcione muito bem aí, e as vezes pode ser que não  funcione bem também, por isso não existe regra.

  Ser expert... bem eu não diria isso! Mas já ouvi isso! De verdade só tenho compartilhado verdadeiramente minhas experiências, e se isso ajuda você, já consegui algo positivo neste mundo virtual! Então você gravidinha, não pira o cabeção não! Parece muita coisa, parece que você não vai dar conta, parece díficil alguns assuntos, mas com poucos meses de seu baby pode ser você ajudando outra futura mãe! Acredite a troca de informação é importante, mas manter a flexibilidade é o essencial... a forma de cada um tem suas razões de ser assim, então mais apoio com as diversidades!

   Eu tenho um grupo no WhatsApp de Mães, este grupo já me tirou de perrengues, me tirou dúvidas, me acolheu quando achei que não estava sendo a melhor mãe que eu podia ser, me apoiou quando vacilei, quando tive medo, e neste grupo que partilho momentos lindos na minha vida e do meu pequeno gigante! Este grupo é um porto seguro, seja numa dúvida sobre o que dá quando a pediatra não atende, ou só pra me tranquilizar ou para sorrir com as notícias do crescimento dos outros pimpolhos do grupo... se você tem um grupo desse sabe do que estou falando, senão tem procure um para sentir tudo de melhor que este compartilhamento verdadeiro sem julgamentos pode proporcionar. Isso muda a vida! Isso permite você se sentir parte de um grupo e não uma mulher sozinha vivendo conflitos maternais sozinha... isso é sororidade! 

O que é Sororidade?
 "Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.[...]" (Site: https://www.significados.com.br/sororidade/)

    Posso dizer que os blogs, grupos do Face, as buscas no google também ajudaram bastante para que eu tirasse minhas dúvidas, filtrasse o que era importante, escolhesse produtos... tenho amigas que são recentes mamães e já tiram dúvidas minhas... foi para contribuir com esta rede que comecei a compartilhar minha experiência materna. Não me acho "expert", sou curiosa, desejo ser a MELHOR mãe possível (como já diria a Helmother)... e agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui, meus filhos agradecem por tabela. 

Mais apoio! Mais amor! Por uma maternidade mais realista e acolhedora! 

 Mais uma Mainha.
23//03/2017


terça-feira, 21 de março de 2017

Aspirador nasal Nose Frida... este sim!


Foto do site: http://visaomaterna.com.br/2014/04/24/aspirador-nasal-item-necessario/
   Como já tinha postado aqui antes compramos no enxoval de Miami o aspirador que ficou famoso na internet no mundo maternal, o Nose Frida... e realmente as vezes que precisei usar ele foi ótimo mesmo! Ainda que você pense: "que nojo ter que puxar com a própria boca a secreção do nariz do seu filho" na verdade não existe nenhum contato da mãe com a secreção, é você quem determina a pressão na sucção e o negócio funciona mesmo! A higienização é fácil e super recomendo mesmo...

   Sabe o que aconteceu não tínhamos estojo para o Nose Frida e coloquei ele num saquinho e pluft ele sumiu! 😭 E aí eu fui procurando e nada de achar! Nada mesmo! Entrou no buraco negro e perdemos! 


Aspirador Nasal Lillo
Então depois de nossa mudança de casa, Heitor teve alergia e resfriou, na urgência passamos numa farmácia para comprar um aspirador e só achamos o da Lillo... levei para casa, entrei no youtube para aprender a usar... e não funcionou devidamente... ele até puxava a secreção mas não para dentro do aspirador, quando eu tirava o aspirador da narina do meu pequeno gigante tinha logo que vir com um lenço para aparar o catarro escorrendo... aaaaaaah! Isso que é chato e nojento... "mas que não tem cão caça com gato" e a gente teve que ir assim até que...







Aspirador Nasal Elétrico - Multilaser
... durante uma viagem Heitor voltou a gripar, e aí passamos numa loja e achamos o único aspirador que tinha era um da Multilaser elétrico, com pilhas AA, reservatório, três bicos para sucção que variando conforme a idade da criança, estava empoeirado até porque devia estar a muito tempo na prateleira, mas a gente precisava de um e aí parecia ótimo! No entanto este foi um completo desastre! Ruim demais! Suga quase nadaaaaaaa, caressímo, ruim para dedéu! A ainda por cima vazava o pouco que retinha para dentro do aparelho... uma meleca terrível! 










   O jeito foi pedir pela internet o Nose Frida, na certeza de que este sim funciona, cumpre com o que promete! E será meu aliado com meus dois pequenos gigantes. 


Se vocês experimentaram outro tipo, outra marca... comentem aí! Quero saber... desejo não precisar de outro, mas vai saber se o buraco negro levar este... tenho que ter uma carta na manga! 

Imagens retiradas da internet.

Mais Uma Mainha
21/03/2017

domingo, 19 de março de 2017

Mais UM Mainha... e o segundo vem aí!

  Rindo aqui por que o título desse post ficou parecendo o hino do Time de Futebol Esporte Clube Bahia ("mais um, mais um Bahia, mas um nosso título de glória..."), e olhe eu nem torço para este time! É que é isso aí! Oficialmente comunico que chegará mais um pequeno gigante para nossa família, outro menininho! Como descobri que era menino? Fiz com 8 semanas de gestação o exame de sangue que se chama "Sexagem Fetal", que procura o cromossomo Y na corrente sanguínea da mãe, mulheres só tem X, logo se acharem o Y você está esperando um meninooooo!  👦

   Neste meio tempo algumas mudanças já aconteceram em nossa família:  mudamos de estado, mais viagens de avião,  meu pequeno gigante número 01 começou a estudar este ano, e foi primeira vez que teve febre de verdade, primeira gripe de verdade, primeira vez que tomou antibiótico, e primeira vez que precisou ficar com o papai sozinho por 3 dias por que a mãe ficou internada... sobre a escola e mudança de casa trato em outro post.

   Bom mas voltemos a gestação do segundo, o que posso dizer é que é bem mais simples, mas relax, menos tensa, menos tudo! Menos tudo mesmo! Menos a sensação de que a qualquer momento você tem que tirar dúvida no google ou com o seu obstetra... você não fica noiada com a ideia dos primeiros cuidados com o bebê, não precisa pesquisar o que precisa ou não comer... e aí meu bem é o lugar ideal para morar a complacência, a ideia de que já sei, já sei, e o que pode dar errado agora?!, aí você já toma uma xícara de café por dia, você já bebe uma tacinha de vinho para celebrar, você já come salada na rua, come sushi em restaurante bacana, e aí?! e aí?! ...Teve um surto aqui de Gasteinterite viral e aí? Pequei! Parei no hospital  4 dias, com febre. dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, dor no estômago, e muita diarreia, desidratei... fiquei fraca, foi bizarro! Minha mainha veio ficar comigo no hospital, enquanto em meio a este quadro meu filho tinha que tomar antibiótico pela primeira vez em casa com meu marido, que teve que enfrentar a paternidade exclusiva por 4 dias intensos. 

   Ficar no hospital durante a gestação é algo que não desejo para ninguém, fiquei bem mas só depois de 4 dias que recebi alta, me certifiquei que meu bebezinho estava "ok" em um ultrassom quando estava ainda no hospital! Mandei para meu obstetra a lista de todas as medicações que eu tomei e ele me disse que estava tudo sobre controle, e que não tinha problema, que o que eu tomei eram medicações que grávidas poderiam tomar. Mas aí hoje voltamos para o cuidado de antes, menos salada na rua, nada de shushi, comer mais em casa, e proteger a minha imunidade e a do bebê em formação. Ufa! 

   Gente a não tem regra, nada é fixo nem na maternidade nem na vida real, o que você acha hoje pode ser revisado amanhã, é isso acredite! A flexibilidade lhe alcança mesmo que você não queira.  Eu ainda pesquiso coisas no google sobre alimentação (bem menos frequente que antes), ainda assisto vídeos de cuidados com bebês mas hoje afim de ver se posso melhorar, porque hoje já tenho uma forma de fazer as coisas. Será que ainda serei a "maluca do álcool gel"? Nem posso afirmar isso!

Cuidados que mantive até nesta segunda gestação:  
   - Repelente sempre, roupas cobertas para dormir quase sempre e para sair também (quando o calor permite!)  
   - Yoga 3 vezes na semana... perfeito, essencial para minha alma, um encontro comigo e com meu pequeno gigante 2! 
  - Comendo frutas, verduras, carnes e tomando complexo vitamínico e omega 3. Vitamina D meu obstetra mandou parar.   
 - Uma xícara de café por dia e não mais do que isso! O cuidado aqui é não ultrapassar esta quantidade! 
 - Pouco sal e pouco a açúcar.  
- Terapia e floral para manter a mente serena e me ajudar a solucionar questões que não dou conta sozinha. 

   Sobre estar grávida do segundo o que posso dizer é que no início da gestação fiquei preocupada porque só lembrava que estava grávida no final do dia, só percebia que tinha outro ser se formando em mim no final do dia e olhe lá, durante o dia estava envolvida com os cuidados com a casa, com a adaptação de Heitor na escola... com tudo menos com a gravidez, quando pensava na gravidez pensava que não ia dar conta do segundo, que não ia conseguir me virar com dois, chorava de desespero, emocionalmente eu não estava legal, e não estar legal me deixava mal, pois pensava "este bebê não merece isso", e fui buscar ajuda nos florais para realinhar, na yoga e na terapia! Tudo isso está me fazendo um bem danado! Sai da fossa emocional! 

   Sintomas dessa segunda gestação: enjôos nos primeiro semestre, um sono incontrolável, uma letargia maior do que tudo que senti, azia, dor de cabeça, um calor intenso também! Chorei muito chorei com e sem motivo, ansiedade também por qualquer motivo, um completo descontrole emocional e um humor variante que me fazia dormir chorando e acordar bem, dormir bem e acordar chorando. Na primeira gestação tinha sido diferente! Cada gestação é uma, cada ser é único, cada momento é diferente do outro! Fique esperto(a) para experimentar o melhor do momento presente, e reconhecer que não precisa ser 100% feliz para ser perfeito! 

   Sobre enxoval do segundo, cuidados com o primeiro para prepará-lo para a chegada do irmão conto depois, escola, mudança de casa... conto tudo depois.
  
   Bem vindo meu segundo pequeno gigante! 

Mais Uma Mainha
19/03/2017


 

sábado, 7 de janeiro de 2017

LIMITE e COERÊNCIA talvez seja o que há de mais díficil na EDUCAÇÃO de seu filho(a)

   Oba! 2017 chegou e estou aqui para falar de talvez umas das partes mais difíceis de educar...  DAR LIMITES e MANTER A COERÊNCIA
  
Foto: http://www.mamaetagarela.com/querida-mae-da-crianca-que-esta-fazendo-escandalo-no-shopping/
   Você já deve ter visto muitas crianças, berrando, se jogando no chão, esperneando, gritando para conseguir o que quer! E você (se é PAI ou MÃE... já teve vontade de cavar um buraco e entrar nele, quando seu pequeno(a) fez isso em público) provavelmente já passou uma saia justa ou viu alguém passar, percebeu que existem pais que cedem aos berros e presepadas, para findar o choro do pequeno ser incontrolável, e pais que se mantiveram firmes e aguentaram o tranco... parte mais difícil! Ninguém disse que educar seria fácil! É um teste a cada momento, é um teste de resistência, sempre no limite e limiar da paciência acabar! 

  E o que vale mais? Ceder ao choro do momento e aguentar por longos anos esta chantagem emocional para conseguir o que quer? Ou aguentar o choro do momento, manter a firmeza, e ver o choro ir reduzindo a cada episódio... percebendo que seu filho está cada dia mais resiliente? Acho que se manter firme quando a gente tá lendo a segunda pergunta, parece fácil e tal! Mas na hora "H", meu irmão ... o bicho pegaaaaa! As pessoas ao redor vão tentar lhe persuadir a ceder a criancinha chorona, vão de olhar com cara de que você é a pessoa mais perversa, que você é cruel e não está sendo legal com seu filho tão fofinho! Por que o que é que tem fazer uma vontade de vez em quando? Ah meu beeeeem! Tem tudooooooo! Tem que depois você vai ver que vai ficando mais complicado resolver estas questões isso se você não começar agora! Vai ficando mais demorado fazer seu rebento entender que naquele momento ele não vai ter o que quer! 

  Bom falei de manter o que foi dito, o combinado, de DAR LIMITE e sustentá-lo! E aí é que vem o lance sério que é se MANTER COERENTE! O que seria isso?... bom... vamos lá... se você diz coisas como: 

1 - "Nunca mais de dou isso ou aquilo...." ou "Se você não obedecer ... não vai nunca mais ao parquinho (escola, casa da avó, shopping, etc.)", dificilmente você manterá a promessa, o que fará você uma pessoa incoerente! Prometeu cumpra! 

2 - Se a criança não pode fazer algumas coisas como: subir em sofá/cama calçado, limpar a mão na roupa, fazer refeições fora da mesa de refeições, andar solta na rua e por aí vai... por que em outros ambientes tudo é permitido? Assim fica complicado manter a coerência! É preciso manter os padrões de comportamento! A lei deve valer em todos os cantos!  

3 - Se quer conquistar o respeito do pequeno(a) desde cedo, fale a verdade sempre! Nada de histórias como "o velho pegou sua chupeta", "monstro/palhaço levou seu ....", "acabou o biscoito (e na verdade o pacote está cheio e a criança tá vendo isso)", "não pegue porque está quente (quando na verdade o objeto nem esquentar esquenta! O que vai acontecer é que se a criança experimentar lhe desobedecer vai peceber que o objeto não está quente e não oferece perigo, e dificilmente vai acreditar que outras coisas fiquem quentes! Ou seja você acabou de desfazer um conceito importante!); "comer doce vai te deixar doente!"... prefira dizer: Você não vai usar mais a "chupeta/madeira/ ou seja o que for", pois já está crescido!; "agora não vou mais te dar biscoito, este é último!"; "não quero que você pegue nisso", "não pode comer doce e pronto!", converse com o uso da verdade! Não confunda a cabeça desse ser que está se formando! Não transfira para o papai noel, o velho, o monstro, a bruxa, o palhaço, o bicho e outros personagens a responsabilidade pelas negações que dirá a seu filho(a). Lembre dar limite é importante! Se manter firme é importante! Dizer a verdade é fundamental! 

4 - "Se você fizer isso vou ficar triste com você!"; "Vou chorar!"; "Vou ficar decepcionada com você!"... que carga hein?! Menos drama, menos trauma! Melhor evitar estas palavras que mas tarde vão levar a uma ideia de que suas frustrações de pai/mãe foram causadas pelo pequeno! E sejamos coerentes você é o adulto da relação, dizer que vai chorar, que vai ficar triste é o mesmo recurso usado pela criança para conseguir o que quer! Cresça para ensinar seu filho(a) a crescer! 

5 - Antes de ensinar algo novo pense, isso se aplica no futuro? Por exemplo: Você toda contente ensina a criança a subir e a descer escadas, percebe que ele só consegue de maneira segura subir, descer ainda é um desafio que ele não aprendeu,... acredite ele vai experimentar o que aprendeu com você, sozinho ou acompanhado! E vai tentar descer os degraus mesmo que ainda não saiba! Então é assim! As vezes você acha que tá resolvendo uma situação pontual, mas para um bebê ele tentará repeti-la em outras oportunidades! Outro exemplo vocês estão na rua e aí não tem onde limpar as mãos do pequeno, e você pega a mãozinha dele limpa na roupa dele ou na sua, ele com certeza fará o mesmo mais tarde! Ou vão a uma loja e você resolve presentea-lo na loja mesmo e lá mesmo abre o presente, haaaaa! Se prepare! Ele vai querer abrir outros brinquedos quando voltarem a lojas, simplesmente porque vai crer que pode fazê-lo! Então pense para frente! Pense se eu ensinar isso hoje como ele vai aplicar amanhã! Seja coerente! Não adianta pensar que seu bebê tem cabeça de adulto e vai entender que só pode colocar o dedo no nariz em casa, se ele faz em casa, ele fará em qualquer lugar!

6 - "Você é burro"; "Você não aprende!"; "Você é uma peste!" - Gente! Esta ou outra criança não é nada disso. Ele está crescendo, está ampliando os conhecimentos, não o rotule, seja coerente... ele não tem idade para ser nada além de "bebê/ criança"! Seu filho(a) é potencialidade pura! Procure elogiar quando perceber os acertos, faça este esforço! Isso sim é reforço positivo! Quando a gente percebe que está acertando a gente se sente capaz, a gente tenta se manter acertando para ser reconhecido... este é o ciclo! 

7 - "Pai diz SIM! Mãe diz Não! Avó diz SIM! Papagaio diz NÃO!"... muito muito cuidado! Consenso entres as partes para fazer a Educação ser Coerente! Mesmo que você acredite que era melhor dizer sim, procure não descreditar a "autoridade do momento (seja ela MÃE, PAI, AVÓ, AVÔ, PADRINHO, MADRINHA)", vá para um cantinho, sempre na ausência da criança, e debata sobre o assunto! E reflita será que ser assim ou reavaliar seus conceitos não seria melhor?  

  Eu não sou expert em educação, não tenho formação acadêmica em pedagogia, vivo trancos e barrancos neste caminho de educar! Não é simples! Não é fácil! Minha vivência está longe de ser perfeita! Vou seguindo conselhos dos mais velhos e mais experientes que eu, lendo revistas, aprendendo com outras mães e pais...  Compartilho aqui o que penso... e você como conduz com seus pequenos?! Conta aí! 

Feliz Ano Novo! 

Mais uma Mainha 
07/01/2017