domingo, 4 de dezembro de 2016

2014 as 23 horas e 23 minutos - 👶

   Dia de Santa Bárbara, dia de nascimento de uma mãe, um pai e um filho... as 23 horas e 23 minutos do dia 04 de Dezembro de 2014, nascia meu pequeno gigante. 

   O que posso dizer sobre este dia?! Eu estava ansiosa, tensa, querendo vê-lo e com uma mistura de sentimentos... insegurança de saber que tudo ia mudar mais ainda a partir dali, medo da cirurgia, medo do parto, medo dele não ser 100% saudável, medo de eu não dar conta do recado. Minha pressão chegou a 21 por 10, depois baixou para 19 por 10... e eu fui a segunda a entrar no centro cirúrgico, em 40 minutos Heitor estava no mundo, no mundo dos humanos, no meu mundo e do pai de maneira física, não era mais um sonho, não era só um desejo, era real! Um indivíduo gerado primeiro no coração, na mente e no meu ventre, pequeno como um alfinete, e agora pesava 3.475 e tinha 48 cm... a natureza é mágica! 

    Hoje quero agradecer a todos que estiveram comigo na minha gestação, a todos que me deram apoio, lanchinho, carinho, afeto, respeito da gravidez até o nascimento do meu pequeno... agradecer aos meus familiares por entenderem meu medo de muitas visitas na minha casa no início, de não interferirem no meu cuidado com meu filho! Agradecer a proteção espiritual, a todas as orações! A toda saúde e a todo o bem querer conferido a mim e minha família! Agradecer a equipe médica e a pediatra de Heitor! 

   Desde de muito cedo Heitor sorria, sorria muito, veio feliz! Continua feliz! É uma criança como as outras, precisa de limite, de carinho, de amor! Faz birra, faz manha, faz arte, faz nosso coração vibrar de alegria... não consigo mais imaginar minha vida sem esta alma estar nela! Minha família ficou muito melhor depois que você chegou, meu filho! 




   Amo você meu pequeno gigante! 
   Papai ama muito você!
   Vovós, vovô, titios e titias lhe amam muito também!
   Parabéns pelo seus 2 anos (ou seriam 8 anos?... Ele responde que tem oito anos... ano passado ele dizia que tinha sete... agora ele responde quando perguntamos, dizendo que tem oito!... kkk)
   
  👏Parabéns! Parabéns! Parabéns! Parabéns! Saúde! Saúde! Saúde! 

Imagem retirada da internet.

Mais Uma Mainha (a mainha de meu Heitor)
04/12/2016
   

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

1a11m - Soltando a língua 😜

   Ok! Ok! Ok! 😋

  Existem bebês com 1 ano e 11 meses que já falam pelos cotovelos, e como cada criança é uma criança vou registrar aqui o vocabulário que meu pequeno gigante domina até aqui:

  1. Banana - "Manana" 
  2. Desce - "dexer"
  3. Subir - "Iiiii Ih"
  4. Está - "tá"
  5. Já - "Já"
  6. Pum - "pum"
  7. Cocô - "totô"
  8. Pé - "péeeeé"
  9. Mão - "mão"
  10. Cachorro - "au au"
  11. Pássaro - "pó pó"
  12. Pombo - "pombo"
  13. Olho - "olho"
  14. Olha - "olha"
  15. Papai - "papai" "pai" "mô papai"
  16. Mamãe - "mamãe" "mãe" "minha mamãe"
  17. Vovó - "ou uó"
  18. Vovô - "ou uô"
  19. Gol - "gol"
  20. Bibi - "bibi" (prima)
  21. Liz - "lixxxxx" (prima)
  22. Bebê - "neném"
  23. Vem - "veim"
  24. Mickey - "niky"
  25. Patatá - "papatá"
  26. Luna - "una"
  27. Lola - "lola"
  28. Tio Léo - "lheu"
  29. Peppa - "papa"
  30. Sopa - "popa"
  31. Pão - "pão"
  32. Suco - "cuco"
  33. Esse - "esse"
  34. Caiu - "taiiii"
  35. Dinda - "iiiivi" (apelido da dinda é Vivi)
  36. Lady - "Nani" (nome de nossa cachorrinha)
  37. Não - "não"
  38. Legal - "legal" "lelal" "lhegal"
  39. Natal - "tatal"
  40. Água - "agum"
  41. Comer - "memer"
  42. Senta - "senta" "senti"
  43. Deita - "deta aí"
  44. Acabou - "bobou"
  45. Leite - "neite" "neneneiti"
  46. Meia - "eia"
  47. Não pode - "não pode"
  48. Um - "um"
  49. Três - "treis" 
  50. Chegou - “êou”
  51. Cadê - “Tadê”
  52. Licença  - “Sença”
  53. Fernanda - “ernanda”
  54. é hora, é hora, é hora, é hora, é horaaa - “é oia, é oia, é oia, é oiaaaa"
  55. Outro - “oto”
  56. Mais - “Mais”
  57. Quente - “Quenti”
  58. Gelada - “elada”
  59. Tomate - “babati”
  60. Comida - “babati” “babati mo babati”
  61. Outro - "oto"
  62. Batom - "daton"
  63. Pizza - "izaaa"
  64. Heitor - "totó"
  65. Bumbum - "bubum"

... tem mais palavrinhas e cada dia uma nova! Estas são as mais repetidas por aqui! Escrever no blog sobre isso vai eternizar umas das fases mais divertidas do nosso pequeno gigante aqui. 

   Ele entende muito! Se comunica gestualmente, mas só começou a desenrolar a língua mesmo de um mês para cá! Como diz meu sogro: "ele não fala ainda para não ter que trabalhar". Kkkk

   Compramos alguns brinquedos para começar a apresentar as figuras e seus nomes e também relacioná-las com a letra que inicia seus nomes! Brincando e aprendendo! Mas ainda não rolou, é de papelão e ele vira e mexe coloca na boca! Aí é esperar, brincar com EVA e tantas outras opções... ver ele aprender cada dia uma coisa diferente, criando pequenas frases, é tudo tão legal!💕 

  Um abraço e bom divertimento com seus pequenos! 

Mais Uma Mainha
01/12/2016

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

1a11m - Babytub 1 de a 4 anos - um caso de amor! 💞



Baby Tub Ofurô de 1 a 4 anos 



  Genteeeeeeeeeeeeeeee! 💦💦💦💦💦
  Preciso compartilhar a experiência muito feliz de ter adquirido a Baby Tub Ofurô pra Heitor! 
 Ele amou demais! Tá sendo um momento de divertimento a parte! Ele agora fica relaxando, brincando com a água na maior segurança, comigo do lado é claro! 

   Banho de chuveiro é bom! ... Maaaaaas de ofurô é maravilhoso! Adiciono na água 02 gotas do Calêndula Banho Hidratante da marca Weleda, e ele já sai do banho de pele hidratada! Coloco ele na água, lavo ele com sabão ainda em pé e depois de que jogo água ele fica brincando na água morna, curtindo o banho dele! 

Calêndula Banho Hidratante - 200 ml 


   Perfeito! Recomendoooooo muitoooooo! 

   Existe outras opções de marcas de balde, no entanto vale ficar esperto para o peso máximo suportado e limite de idade máxima recomendada, mas só se preocupe com isso se como eu você desejar ter um utensílio como este por muito mais tempo! O Baby Tub Ofurô vai até 4 anos, enquanto os outros do mercado vão até 3 anos... além dos benefícios do bebê curtindo a água e seus aromas, a quantidade de água que se usa num banho de balde é muito menor que um banho de chuveiro! Então minha gente se o banho aí não é divertido, esta pode ser uma opção ótimaaaaa! 

  A temperatura da água não deve ser superior a 37º C e eu coloco água para ficar abaixo do peito de do meu pequeno gigante! E tem que ficar atento, porque mesmo assim ele pode colocar o rosto na água, aprontar alguma arte... além de tentar beber a água do banho! Então criança e água tem que ficar de olho vivo! 

Banheira Bubbles - Safety 1st - de 1 a 3 anos
Ofurô Oplà Pég Perego - de 15 a 36 meses - Até 25 kg 

   Ah! Para não rolar um super chororô para sair da água eu puxo o ralo de escoar a água e começo a falar "tchau água! Tchau!", ele fica sentado vendo a água ir embora até secar e aí ele sai da água sem choro agora! Eu passei perrengue umas três vezes quando tentei tirá-lo com água ainda no balde... birra gigante! Agora tá tudo dominado! 

  Se quiser saber sobre o banho de balde para menores de 1 ano, já falei aqui no blog sobre como era o banho de Heitor, lá no post Banho de Ofurô e Aromas Relaxantes.

  Vale super a pena! Estamos super amando! Valeu cada real investido! 

Imagens retiradas da internet

Mais uma Mainha
25/11/2016


terça-feira, 15 de novembro de 2016

10 medidas para serem tomadas antes de engravidar!

  ...se vocês estão ainda desejando, planejando, almejando fazer filhos... eu indicaria tomar umas medidas antecipadas, isso porque gravidez não é doença, mas limita na hora de fazermos algumas coisas, por exemplo não dá para tomar qualquer tipo de chá, remédio quando se está grávida... melhor evitar de comer em qualquer lugar alimentos como peixe cru e carne mal passada, você só pode tomar alguns tipo de vacina e outros podem ser prejudiciais durante a gestação; melhor evitar esportes agressivos e com uma grande descarga de adrenalina... e por aí vai, então meu povo e minha pova! Se você está desejando aumentar a família, e tem tempo para se planejar faça estas coisinhas antes, sua mente e seu corpo agradecerão!

1 - Coloque seu cartão de vacina em dia! 





   Para quem não sabe algumas vacinas de criança tem validade de 10 anos, e aí se tu tem mais 20.... haha! Tá na hora de vacinar de novo para evitar de pegar catapora, sarampo, rubéola, se proteger de HPV, pneumonia, meningite, hepatite A e B e tal! Fazendo isso você fica tranquila quando estiver grávida e seu leite estará cheio de anticorpos para proteger seu neném! Ah! Veja com seu médico quais as vacinas você pode tomar e quanto tempo deve esperar para engravidar depois de toma-las. Algumas vacinas serão ofertadas apenas na rede particular, então é melhor se planejar financeiramente para isso! 


2 - Reelabore seus hábitos.

   Se fuma, pare de fumar! Se bebe com muita frequência reduza ao máximo, e quando grávida não beba mais! Se come chocolate demais e toma muito café, procure provar marcas de desafinados, e saiba que café e chocolate provocam uma agitação a mais, o que acelera o metabolismo, e quando grávida você deverá fazer isso com parcimônia para não prejudicar o desenvolvimento fetal. Se toma banho “pelando”, é assim que os baianos falam, ou seja se toma banho quente demais, é melhor começar a deixá-lo mais morno, pois a temperatura muito elevada prejudica a formação do baby, melhor se habituar já! Diminua a ingestão de sal e açúcar! E evite pelo amor de seu baby, de seus ossos e dentes, a ingestão de refrigerante! Pare de beber este negócio que não é nada nada bom! Depois de grávida evite comer carnes cruas e mal passadas, isso para evitar casos como toxoplasmose, esta doença pode causar sérios danos ao seu bebê! 


3 - Se deseja muito praticar esportes radicais faça tudo que deseja antes de engravidar! 


  Assim quando estiver com seu pequeno nos braços poderá lembrar dos momentos e se sentir inteira, feliz e contente, vivendo a maternidade que lhe manterá submersa durante um tempo. Faça tudo que não poderia fazer com um ser dependente de você! Então coisas que exigem foco, tempo… o momento de começar a realizar estas coisas é antes de engravidar honey





4 - Comece antes de engravidar a tomar Ácido Fólico.


   Ele protege o bebê de mal formação do sistema nervoso e traz benefícios para a mamãe (quer saber mais acesso o link: O que é e para que serve o Ácido Fólico).  

   Alguns alimentos são ricos em ácido fólico, mas vale a pena complementar com os comprimidos.





5 - Desiluda se acha que um bebê salvará um casamento ou relacionamento com problemas! Ou se acha que vai curar sua solidão com um bebê! 

   Por favor nem de brincadeira caia nesta ideia de que se "tivermos um filho tudo ficará melhor!", "ah! Um bebê agora faria tudo dar certo, ele(a) decidiria melhorar…”, “se tivesse um bebê não me sentiria tão só!” …pelo amor de Deus! Por amor a vocês! Esqueçam isso! Filho muda tudo numa relação, e não estou dizendo que muda para pior, mas quando é desejado por ambos na relação já transforma tudo, nada voltará a ser como antes! O casal tem que fazer mil concessões, abrir mão de muita coisa, inclusive do tempo juntos, é um baque para os casais que não estão muito bem emocionalmente falando! Então minha gente, filho é parceria, é feito e deve ser criado por dois seres, se puder ser bem desejado pelos dois então, será com certeza uma decisão pensada e amada, e que fará o fato de ter que abrir mão de algumas coisas na relação ser bem menos sofrido pelo casal! Ah! E se você acha que tudo bem se ele não quiser criar, eu crio sozinha, eu me sustento sozinha, eu faço tudo sozinha! É possível que você faça tudo isso?! Sim! É possível! Mas amore será punk rock! Vai ser díficil! Sofrido! Não ter com quem contar, sendo “mãe solo” é pancadão! Portanto se você pode escolher, não se jogue numa situação tão difícil, se você pode esperar: um melhor momento, um melhor parceiro, uma melhor hora, para ser a mãe que deseja! 


6 - Faça um planejamento financeiro antes… 

   Ter filho é com certeza uma escolha linda! É um amor danado, mas junto vem a necessidade de muitas coisas, e tudo para bebê é muito muito caro! Comece a percorrer lojas de bebê para ter ideia do preço das coisas, pega uma lista de enxoval na internet, veja nos blogs comentários de mãe sobre os produtos que mais usaram e aqueles que nem vale a pena investir. Enxugue o que puder! Faça o enxoval dentro de suas possibilidade financeiras, e reserve dinheiro para as vacinas iniciais do baby, para eventuais consultas particulares e uma reserva para farmácia. Acredite gastamos muito com farmácia. Se tiver coragem e tempo de pesquisar compre coisas no Aliexpress e verá que pagar metade ou menos do que gastaria nas lojas nacionais. Pense em talvez usar fralda de panos modernas, valem super a pena! Faz bem para o o bebê, pro planeta, para o bolso! E acredite você pode ser mãe de gêmeos, melhor se planejar! 


7 - Mantenha a mente saudável, procure fazer coisas lhe proporcionam equilíbrio emocional de maneira regular


   Pode ser: oração, yoga, análise, bate papo com amigos, leitura, caminhada, pintura, dança, ouvir músicas, massagem, floral, meditação… Se conecte com você e com as forças positivas do universo. Gerar uma vida nova é lindo! Se preparar emocionalmente para viver isso é entender a magnitude desse momento! Se puder fazer isso incluindo o parceiro será um ganho para os dois! Se não faça sozinha, ou com amigas ou procure um local onde já existam pessoas com o mesmo intuito. 

   Ah! Este item pode parecer bobagem mas é muito melhor quando a gente está equilibrada para entender algumas dificuldades que a vida apresenta, além de chutar a ansiedade para longe… então tente incluir na rotina! Eu venho tentando desde antes de ter meu pequeno gigante! E olhe enfrentei um aborto quando estava com a mente desequilibrada e foi uma coisa e depois que estava fazendo o Evangelho no Lar na minha casa com regularidade passei de novo por um segundo aborto e acreditem doeu, no entanto eu estava bem mais serena mesmo diante da dor e da frustração do momento! Faz muita diferença estar com a cabeça boa!  


8 - Perdoe seus desafetos… 


   …se forem familiares então tá na hora ir tentando já! A gravidez deixa a gente sensível demais, com tudo a flor da pele! Se ajude a passar por isso sem medo de encontrar fulano ou sicrano, sem medo de precisar de um ou de outro, se libere dessa carga… Como? Bom para começar pode incluir as pessoas nas suas orações, começar a rezar por elas é um bom começo para se livrar de alguns rancores ou mágoas! Pode parecer díficil no inicio, mas insista, tente um dia, e no outro e depois a pessoa já vai estar em suas orações sem você sentir a dificuldade inicial, é ótimo! E você pode até se surpreender de encontrar a pessoa e não sentir mais a energia má de antes! Isso não quer dizer para você se aproximar das pessoas que provocaram situações ruins ou angustiantes, perdoa os desafetos é você se liberar dos sentimentos pesados que carrega no coração! E senão existe chance de reconciliação, que cada um siga o seu caminho em paz! Na paz do senhor! Tem uma oração linda do Ho'oponopono que usa as frases “sinto muito, sou grata, eu te amo e te perdôo”, faça isso pensando em você mesmo, pensando em todos! Vale a pena, vale falar estas frases como um mantra durante o dia! Já me tirou de muitas situações mentais de nível muito perverso comigo mesmo! 


9 - Beba mais água! Tome omega 3! Reponha Vitamina D! Tome Probióticos! Vá num nutricionista! Faça um check up! Vá ao dentista! 

   

   Coloque seu corpo físico em ordem, e isso não tem haver com condições de padrões estéticos, tem haver com saúde (mente/corpo físico)! Deixe a casa nos trinques para receber visita! Tente tente tente! Não é fácil para mim seguir uma rotina, beber mais água e tal... mas é necessário e fará muito, muito bem!






10 - Ame a possibilidade de ser quem é hoje e aceite o que a vida lhe der de presente! 


   Aí você pode dizer que tá ficando velho, ou que o marido fez vasectomia, que seu caso não tem solução e acha que a chance de engravidar já não faz parte de sua vida! Pense em adotar uma vida e criá-la com amor e carinho! Dê a chance de uma criança solitária ter um lar digno, respeitoso  e afetuoso! Ser mãe é cuidar, muito mais que gerar um ser! Ser Pai é fazer o mesmo com muito amor! 



Boa sorte aí! 

Imagens retiradas da internet.

Mais Uma Mainha 
15/11/2016 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

1a10m: Massinha Experiência Sensorial para Adulto e para Criança

     Tudo passa tão rapidinho! Eu um mês e meio atrás comprei umas massinhas de modelar para brincar com Heitor, o pai também tentou e tudo que ele queria era comer a massinha! Nada de apertar, nada de fazer bolinha, não achou a menor graça na gente fazendo bichinhos com as fôrmas que vinham no "kit massinha"! Abortamos a brincadeira!

   Passados este tempinho aqui estamos com um bebê de 1a10m, que faz bolinha de massinha, interage com as formas, já entende quando a gente faz um bichinhos de massinha e brinca de maneira imaginária com ele, tenta fazer igual tudo que fazemos! Enfim é rápido o processo, então galera se não deu para brincar neste momento, guarda, dá um tempinho e apresenta de novo! Nada de cristalizar uma ideia de que seu bebê não curte esta ou aquela brincadeira! Eles aprendem rápido, eles são super super espertos!

    Brincar de massinha é uma atividade chamada de sensorial, porque usa mais que um sentido nosso, tem o tato, as cores, o cheiro da massinha... tem criatividade, inovação, tem muita coisa envolvida no processo de amassar e criar com massa de modelar! Percebi enquanto meu filho brincava, que a gente volta no tempo, volta ser um pouco criança, você também quer construir objetos com a massa, você também começa a criar histórias ... e isso é bom em outros sentidos também! É um momento importante de criar um vínculo, de criar junto com ele estando no "aqui e agora", porque não dá para brincar de massinha se estiver com a cabeça em outro lugar! Quando você (pai, mãe, avó, avô, tio, tia, madrinha, padrinho...) entra nessa brincadeira, quando começa a amassar embarcar na brincadeira mesmo! É uma atividade conectada!

    O brinquedo da vez aqui em casa é massa de modelar, estamos usando da marca Play Doh... ainda não experimentamos a chamada "amoeba", ainda não fiz uma massa de maneira experimental com ele... estamos experimentando este momento... quando cansar passaremos para outras brincadeiras! Vi que na internet tem receitas para fazer amoeba caseira, massa de modelar caseira, e até uma geleca com amido de milho. Vou colocar as receitas aqui e no dia que fiz com o pequeno gigante aqui, conto como foi!

   Ah! E se você mora em um local seco, ou esqueceu sua massinha fora do potinho e ela ficou dura, você pode recuperá-la olha só:



   Como fazer massinha em casa... olha que menina fofa ensinando a fazer:


   Flávia Calina ensinando a fazer uma massa com amido de milho:


Flávia Calina mostrando como fazer Amoeba! Muito legal:





É amassar! Criar e se divertir! Boa sorte aí! 


Imagens e Vídeos da Internet.

Mais uma Mainha
07/11/2016

sábado, 22 de outubro de 2016

1a10m - Kit Praia quase um Acampamento! kkk


   Sair de casa pode ser um desafio, bom eu sou daquelas mães que anda carregando uma casinha nas costas, tipo caracol... penso assim: e se chover, e se esquentar, e sem precisar trocar em um lugar não muito limpinho, e se a gente sair de manhã e só voltar a noite, melhor levar comidinhas e lanchinhos para todos os horários. Então é assim... um processo longo! E para ir para praia porque seria diferente?! ha ha ha! Parece acampamento... se não quer passar perrengue, se liga! 



  1. Balde e brinquedos de areia;
  2. Boia/ Colete/ Boia de Braço (depende da idade do baby);
  3. Barraquinha dobrável para colocar o bebê para dormir dentro, e aí não precisa se preocupar dele levar areia no rosto pela ação do vento, ou por conta da brincadeira de outras crianças ou até a areia que é levantada quando pessoas caminham distraidamente próximo do seu bebê);
  4. Sombreiro (pode ser por conta do local, mas se a praia não tem estas coisas leve o seu);
  5. Toalha grande (para colocar dentro da barraquinha ou na areia mesmo);
  6. Toalha do Bebê;
  7. Roupão;
  8. Fralda de Piscina (descobri depois com um professor de natação infantil, que a fralda convencional por conta de incharem com o líquido, podem lesionar a coluna do bebê, por isso que a fralda para usar em piscina são ideais porque elas só barraram o cocô e aí não incham);
  9. Sunga/ Biquini (caso use Fralda de Pano moderna pode usá-la sem os absorventes e não precisa comprar nem sunga/biquini e nem a fralda descartável de piscina);
  10. Blusa UV (escolha uma certificada pelo Imetro, e que tenha uma proteção UV duradoura, elas perdem a proteção a cada lavagem, então vale a pena escolher uma que dure mais);
  11. Protetor Solar (atenção nem todos os protetores infantis são para bebezinhos, então olhem a indicação da idade, e quando experimentarem façam o teste em casa, em uma pequena área da pele no bebê, para verificar se não geram um processo alérgico);
  12. Óculos escuros para bebês; 
  13. Água de Beber; 
  14. Água nas Mamadeiras (Caso amamente exclua este item);
  15. Uma garrafa de água para lavar o bebê, caso o local onde irão não tenham chuveiro... você não vai querer levar seu pequeno para casa com areia e água salgada;
  16. Frutas/ Refeição (lembre que se seu baby já come, melhor levar de casa, porque na praia você pode comer qualquer coisa mas seu bebê não!) 
  17. Sabonete (para o banho depois da farra acabar!);
  18. Hidrante (para hidratar depois do banho, proteção a mais para a pele sensível do seu pequenino);
  19. Escova de Cabelo; 
  20. Fralda Normal (descartável ou de pano, a de sua preferência);
  21. Pomada de Assadura; 
  22. Lenço Umedecido (para limpar tudo que precisar e para o uso normal de troca de fralda);
  23. Álcool Gel (lembre você vai pegar em dinheiro, em tudo... então limpe sua mão antes de pegar em seu bebê);
  24. Trocador portátil (assim se não tiver trocador, sua base será a mesa do bar, então proteja o lugar e coloque seu bebê sem medo);
  25. Repelente (no frio ou no calor, lembrem a dengue tá aí, a zica e melhor previnir!)


   Ah! Você pode pensar... ah que exagero! Eu não preciso disso tudo! E eu daqui lhe digo: "Que bom!", ou se como eu você fica pensando que se acontecer isso ou aquilo você vai se virar sem ter improvisar, então prepara o jegue e leva a bagagem que garantirá tranquilidade para seu coração. kkkk  e boa praia! Bom verão! 



Imagens retiradas da internet. 

Mais Uma Mainha
22/10/2016

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Mãe já nasce pagando a língua!

   Você que antes de ter bebê dizia que: 

  • Não iria deixar seu filho(a) mexer em celular, e nunca, jamais daria um tablet/iPod/celular para uma criança;
  • Que seu filho(a) ia comer terra, lamber o chão e que estas coisas não irão lhe incomodar, pois criança que é criança tem que de lambuzar e sujar muito;
  • Que seu filho(a) não ia fazer birra, se jogar no chão e nem sapatear porque você e o papai iam ser linha dura; 
  • Afirmou que ele(a) só ia assistir TV com 3 anos ou mais: 
  • Que como mãe ia manter sua vida pessoal porque abandonar tudo para cuidar de filho(a) era loucura! E estaria longe disso acontecer com você!;
  • Que açúcar ia ser a última coisa a seu filho experimentar.

   Hahaha! Que se você disse isso e outras coisitas mais! Já tá pagando a língua antes dos três anos do seu filho, igual a mim e o papai aqui! 

   Seu filho não precisará ter contato com outras crianças para aprender a se jogar no chão, a atirar objetos na hora da raiva, a sapatear quando contrariado, não precisa de muito tempo para você começar a ter medo dele pegar uma infecção do chão, da terra... É mesmo que não queria ele vai beber um suco com açúcar, vai experimentar um pouco de sorvete, vai comer um biscoito mais açucarado, não tem jeito! 
   
    Ah! E o celular minha genteee! Este eu tentei o máximo que pude não dar para meu pequeno gigante, mas confesso que hoje quando preciso fazer uma refeição fora de casa e que ele já está entediado é um santo remédio, santo Steve Jobs! Sobre a vida pessoal o que posso dizer que é muita coisa mudou, começando que a prioridade hoje é meu filho em primeiro lugar, depois marido, depois a casa, depois o cachorro e depois eu! Fazer o quê?! A vida é mesmo assim! 

   Verdades e certezas vão mudando no caminho da maternidade! Você pode dizer assim "quando for mãe gostaria de não fazer isso... Ou aquilo", evite usar o "nunca ou jamais" por que pode começar a pagar a língua já na gestação! Aí vai ficar com vergonha e ter que ficar se explicando para a sociedade! Kkkk 

   A vida real é cheia de nuances que fogem o controle que a gente acha que tem sobre as coisas e pessoas! Começar a entender isso faz as coisas parecerem mais leves! Então façamos assim tentamos manter o máximo nossas convicções mas não iremos nos desesperar quando o curso das coisas estiver em sentido contrário do que você desejou! 

Mais uma Mainha 
23/09/2016

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

1a9m - Top de Brinquedos mais Queridos do Momento

   Aqui tem brinquedos que hoje são mais usados por Heitor, ele está com 1 ano 9 meses... ele já brincava com menos idade, mas hoje ele explora todos eles bem mais!


Brinquedos de Madeira - Todos os de madeira são muito muito usados por Heitor ao longo do dia, em especial os de encaixe, uns blocos de animais, e um labirinto de blocos.

Este é apenas um dos brinquedos de Encaixe dos três que ele tem. Este tem papel colado e por enquanto está confiscado porque Heitor começou a roer o papel, vale então comprar o todo de madeira! Os outros dois são só de madeira que são ótimos e até mais baratos que este da Fisher Price.
Este comprei na Tok&Stok, não veio a bola e então nunca brinquei de fazer boliche, depois desse post vou experimentar com ele. Ele empilha de formas diferentes, adora este brinquedo.



Blocos de Montar - Sucesso aqui! Mas as peças são de plástico moles e alguns ficando soltando depois de encaixado, ele fica nervoso com isso! kkk... mas este aí é mais barato que Lego!




Copos de Empilhar Fisher Price - Meu irmão tinha um bloco desses e brincou muitoooooo! Aí assim que vi comprei para meu pequeno, ele brinca muito!

Barris de Encaixar Playskool - é bem legal!
Trenzinho de empilhar Fisher Price - Outro que ele brinca legal! 



Livros - Ele adora livros! Os Três primeiros são os prediletos. Eu tento conservar o máximo que posso mais ele já comeu alguns livros, já rasgou um livrinho dessa coleção do Charlie e Lola, já deu um banho de água neste livro das cores e ele já perdeu a lombada por causa disso. Enfim ele é um bebê e eu fico muito arrasada quando tem alguma coisa quebrada dele, mas é muito díficil sair com tudo perfeito!




Livrinho  e Celular, ambos da Fisher Price - Estes são os brinquedos que deixo no carro para ele brincar enquanto eu dirijo! 



Lápis de Cera, lápis de cor, giz e papel - Qualquer coisa que risque. Hoje os Crayons estão confiscados depois que Heitor mastigou um e engoliu. 


Quebra Cabeça Fazendinha - Ele ganhou de aniversário de um ano e brinca super! Ainda não sabe montar a base maior, mas já reconhece os bichos e sabe onde fica cada um!




É isso! Se você não é mãe ou pai, estas são dicas de presentes para crianças nesta idade! 

Imagens retiradas da internet.

Mais uma Mainha
05/09/2016

sábado, 3 de setembro de 2016

Respondendo: Gostaria que você compartilhasse seu momento de espera para a maternidade...

Este post é para responder o seguinte comentário:


"Bom dia, F. Costa. Tudo bem?! Gosto muito do seu blog, leio sempre. Muito informativo, objetivo e com uma linguagem bacana. Gostaria que você compartilhasse seu momento de espera para a maternidade? Como foi o processo de tentativa de gravidez, se demorou, se houve facilidade ou se até teve algumas dicas para engravidar. Desde já, muito obrigada. Abraços"



   Pra responder esta pergunta vou começar do começo. Fui morar em Angola em 2008, e lá como já falei brevemente aqui em outro post.... eu engordei bastante, muito mesmo! Sai do manequim 38/40 para o 54, então pire aí?! Foi muito mesmo! Descontei minha saudade e minhas angústias comendo, comendo muito! E até hoje estou gorda... não consegui voltar ao peso. Então depois que casei, isso em 2010, decidimos que queríamos aumentar a família, eu não tomava anticoncepcional, e aí me deparei com a situação de complicação por ter ovários micro-policísticos e obesidade como fatores retardadores da sonhada gravidez. 

  Engravidei a primeira vez de gêmeos, mas com quase 4 meses descobrimos que eram a-embrionários, ou seja, não chegaram a virar embrião! Foi uma tristeza terrível! Eu fiquei um caco, doeu tanto tanto. Fiz curetagem, precisei ter um repouso punk para que meu útero pudesse sair dessa sem sequelas.  E aí depois dessa gravidez fiquei com medo de tentar! Tive medo de não dar certo! Medo de acontecer de novo, emocionalmente não tinha estrutura para tudo de novo. Engravidar deve ser um processo bem pensado... isso porque tudo pode acontecer, você tem que tá pronta para esperar um ser que pode vir saudável ou não, ter uma gestação saudável ou não. 

   Aí depois do falecimento de meu pai, infarto causado por haver um quadro de hipertensão e diabetes, um dia depois do sepultamento eu fui para um endocrinologista (que diga-se de passagem já estava marcado dois meses antes), e aí depois dessa consulta e do meu relato de insucesso gestacional, da perda recente de meu painho, traçamos uma meta de perda de peso. Perdi 14 quilos, melhorei e muito minha alimentação, saí da faixa de pré-diabetes, e entrei na academia, comecei a fazer toda terça-feira o Evangelho no lar, na minha casa, e melhorei meu emocional a partir daí! Engravidei de novo, parei a academia, e continuei cuidando da alimentação. E para nossa tristeza! Com três meses, recebemos a notícia de que o embrião tinha parado de crescer com 1 mês e 6 dias. Acredite como eu vinha orando muito recebi com tristeza, mas foi de um lugar diferente! Já não estava maldizendo Deus! Sabia que tudo devia estar certo de acordo com o plano estabelecido anteriormente! Antes de fazer a segunda curetagem eu fui em cinco médicos e todos deram o mesmo diagnóstico, eu tinha a esperança daquele bebezinho estar vivo... mas não estava. A última médica me disse assim: "Mães especiais recebem filhos especiais! Este bebê poderia ter sido especial e não escolheu você para este momento", para mim foi a frase mais acolhedora de todas. 

   Enquanto estava no processo de recuperação da segunda curetagem fui para algumas sessões de cura num Centro Espírita que eu frequentava antes quando morava no Brasil. Fiz o tratamento de cura recebendo passe uma vez na semana e depois continuei nos horários marcados fazendo oração na minha casa, já em Angola, para conclusão do tratamento. Eu estava bem mais fortalecida emocionalmente! Foi tão diferente da primeira vez! Impressionante! 

  Continuei perdendo peso e saí do manequim 52 para o 50, voltei a fazer exercícios, continuei controlando a alimentação, comecei a fazer um acompanhamento nutricional, comecei a tomar óleo de coco, vitamina D, ômega 3 e probióticos. E depois de alguns meses estava grávida de novo! Aí deu certo! Era um bebê crescendo de verdade! Porém eu fiquei tensa a gravidez quase toda! Não comemorava com medo das coisas não darem certo, ficava na expectativa da ultrassom, das morfológicas... tava tudo certo! De verdade acho que só comecei a relaxar um pouco depois que Heitor fez 4 meses... era mais forte que eu! Não era paranóia era medo mesmo! Medo da felicidade não ser verdade! Medo de não suportar outra perda! Medo de Heitor nascer especial! Medo de não conseguir ser mãe! Medo, medo, medo! 

   Durante a gestação continuei fazendo o controle do peso e fiz drenagem linfática do quinto mês até o final, para não ter problemas para mim e para meu pequenino gigante. Ganhei 12 quilos, engravidei com 105 quilos e terminei a gestação com 117 quilos. Depois que Heitor nasceu perdi 24 quilos e hoje estou com 102 quilos, já ganhei um pouco do que perdi, continuo descontando minhas angústias, minha saudade, meus medos na comida! Não estou fazendo exercícios, parei de tomar regularmente a vitamina D, o omega 3 e tudo mais... eu sei que não tá legal para mim, pro meu físico! E pretendo dar prioridade a isso daqui a 2 meses, período que terei como me organizar melhor... tomara que eu consiga fazer yoga (meu sonho)! 

  Então concluindo... você perguntou se demorou para eu conseguir engravidar? Pra mim demorou siiiim! Mas sei que tem muito mais pessoas desejando filhos há muito mais do que 3 anos (tempo que levou para que Heitor viesse ao mundo). Agradeço por não ter que tomar medicação, não precisar tomar hormónios, não precisei fazer nada além de desejar profundamente, cuidar da alimentação, da minha mente, do meu espírito e passei a orar todas as noites por este filho que desejava ter e hoje ele dorme em meus braços... é de fato um sonho realizado. 

  Responder seu comentário mexeu tanto comigo e todas estas lembranças, no entanto foi bom perceber estas nuances da maternidade! Perceber o quanto devo ser grata até aqui! Perceber ajuda espiritual que tive, a ajuda emocional! O poder da oração para nos manter firmes diante das dificuldades da vida! 

    Se você que esta lendo se identificou com alguma parte, sei que não estamos sozinhas vivenciando tudo isso! Se você hoje está grávida e está com medo de tudo porque viveu, como eu, experiências difíceis anteriormente, não se martirize, é normal sentir medo, e mesmo assim eleve os pensamentos... converse com este "Ser" que está dentro de você, seja dentro do coração ou dentro do ventre mesmo! Diga a ele todo dia o que quanto já é amado, antes mesmo de nascer! Ore por sua família! Cuide de seu corpo e de sua mente e esteja pronta para aceitar o que vier... ser mãe traz uma alegria transformadora, é um terremoto que faz todas as construções ruírem, a mulher vai se reinventar depois de ser mãe, vai renascer dessas cinzas, será recém-nascida como o neném que trará ao mundo. Lembre que é um caminho de ida, marcante, devastador, intenso e esplêndido, deve ser desejado com responsabilidade, porque tem seus momentos de muito amor e muita exaustão, momentos de tranquilidade e de muito caos, não é a maternidade de novela... é vida real, baby!    

Que a Paz esteja com vocês! 

Mais uma Mainha
03/09/2016


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

1a8m: Lavei as fraldas mas continuou o fedor do xixi! Xiiiii! O que fazer?

   Notei aqui em casa que quando tirava as fraldas de Heitor do varal o cheiro estava ok! Cheiro de fraldas limpas, mas assim que meu pequeno gigante fazia o primeiro xixi nelas, um fedor de xixi ardido começa a aparecer, como se ele estivesse com a mesma fralda há muitos dias.

   Então acrescentei na lavagem das fraldas um produto, que a minha avó usava nas roupas dos filhos, Lisoform (Receita da Bisa). Coloquei uma tampinha dele junto com o sabão e outra tampinha no lugar do amaciante e deixei de molho e pluf tudo novo de novo!


    O Lisoform mata germes e desodoriza! Aqui funcionou super!




   Agora se você pensou: "MEU DEUS que mulher doida! Colocar desinfetante na roupa de uma criança", então olhem estes dois links:

 " Você conhece Lisoform?"

Site da Bombril

É isso aí!

Imagem da Internet.

Mais uma Mainha
01/09/2016

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Pós-venda Mattel/ Fisher Price - Cadeirinha

    Quero dar o meu joinha para o pós-venda da Fisher Price, veja como foi esta história!

  Dia 03/06/2015 - Comprei esta cadeirinha quando Heitor fez 6 meses, modelo Cadeirinha Crescendo Comigo Amigos da Floresta. Comprei numa loja física Mega BMart, no Shopping da Bahia, em Salvador, custou 600 reais. Foi cara! Para mim um absurdo de cara, mas eu precisava! E ela me ajudou muito, quando precisava manter Heitor em um local seguro para fazer coisas básicas do dia a dia.

Característica do Produto (Retirado do Site Fisher Price) 

Um assento fixo ou cadeirinha de balanço, perfeito até para os bebês menores, para quem possam brincar, comer ou descansar! Fácil de ajustar (com barra de brinquedo removível), permitindo que você transforme-a de balanço em assento fixo com reclinação de três posições diferentes. O bebê pode bater nos brinquedos da parte superior. Na hora de relaxar, basta ligar as vibrações que acalmam. 
Limite de peso: 
Peso máximo para criança na posição reclinada: 9 kg
Peso máximo para criança na posição vertical: 18 kg
Recursos:
• Use desde o nascimento até que a criança fique maior — (com peso de até 18 kg).< 
• Transforme de cadeirinha de balanço em assento fixo com o apoio dobrável. 
• Reclinação do assento em 3 posições 
• Vibrações tranquilizadoras acalmam os bebês mais novos 
• Barra de brinquedos removível para que os bebês possam sentar e brincar
• Fácil de dobrar, facilitando o transporte e o armazenamento
• Dois brinquedos na parte superior incentivam a brincadeira interativa
• Almofada removível, que pode ser levada na máquina e secadora
• Contenção segura de três pontos
• Funciona com 1 pilha D 

   A cadeirinha é ótima! Mas...

   Lavei o forro da cadeirinha sempre com sabão de bebê, e dentro de saquinho de roupas delicadas, e quando Heitor fez 1 ano o forro lateral da cadeira começou a rasgar. Esta cadeirinha promete ficar com a criança até 2 anos. 


   Liguei para minha prima para saber se aconteceu com as cadeirinhas dela o mesmo que aconteceu com a minha, esta minha prima é mãe de gêmeos e eu e minha tia compramos duas cadeirinhas para ela, também da Fisher Price, mas de outro modelo. Minha tristeza só aumentou quando ela disse que já estava até vendo uma costureira para fazer outro forro, já que as duas delas estavam rasgadas (e ela terminou comprando no site da Elo7 os dois forros).

   Fique furiosa! Como pode?! Uma marca que cobra um absurdo no Brasil tem um produto que tem foto mostrando a pessoa lavando na máquina de lavar o forro (veja o vídeo) e no fundo não pode ser lavada porque vai rasgar, como pode isso? 

  Aí! Decidi no dia 10/07/2016 mandar um email para o SAC da empresa, que é gerenciada pela Mattel do Brasil, reclamando e explicando a minha forma de lavagem, minhas expectativas quanto ao produto e eles entraram em contato 3 dias depois responderam o email me pedindo dados da compra e meus dados e no dia 23/08/2016 recebi o forro novo. 
"Caros,
     Comprei a Cadeira Crescendo Comigo Floresta - BCD28 - Fisher Price para meu filho e já lavei na máquina de lavar umas 4 vezes, meu filho tinha 6 meses quando comprei e hoje está com 1 ano e 7 meses, sempre lavei dentro do saco de roupas delicadas, o que aconteceu é que o forro lateral da cadeirinha está rasgando, fiquei frustada com a qualidade do produto isso porque sempre lavei com programa para roupas de bebê (ou seja para roupas delicadas e água fria), minha  máquina de lavar lava por tombamento o que protege ainda mais. Frustrante pagar por um produto caro e que não chegará aos dois anos do meu filho como promete.  

   Frustração maior foi descobrir que minha prima, que foi presenteada por mim, com duas outras cadeiras da marca para seus gêmeos, reclamou da mesma coisa! As cadeiras dela são: Cadeirinha Balanço Minha Infância Meninas Y4544 - Fisher Price e a Cadeirinha de Balanço Minha Infância X7046 - Fisher Price. Ela já está providenciando uma costureira para fazer outro forro já que o que veio já está rasgado. O que está acontecendo com o forro das cadeirinhas de vocês?

 Gostaria de um retorno da marca."
(E-mail do dia  10/07/2016, enviado para o Sac da Mattel)

   Imagino que vai acontecer o mesmo com este novo forro, mas pelo menos eles reenviaram um novo. Tirando isso a qualidade do produto é bem boa! Mas é realmente um absurdo de carro, no site da amazon.com a mesma cadeirinha está por $72.99, sinceramente com o preço de uma cadeirinha dessa no Brasil, você compraria umas duas nos EUA com dólar a 3,50 reais e ainda sobrava uma grana. 

   Fiquei feliz de ver um pós-venda funcionando no Brasil, de verdade, pensei que tinha mandado o email e que não ia ter retorno, depois achei que eles não acatariam minha reclamação, mesmo eu estando na razão. Então estou dando meu feedback para dizer que a Fisher Price e a Mattel prestaram um bom serviço no pós-venda deles algo raro no Brasil!

    A única coisa que ficou devendo foi devolver os dois forros de minha prima! Aí seria um sonho de pós-venda! Mas vamos caminhando Brasil! 

Mais uma Mainha
29/08/2016

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O que eu aprendi com minha mainha (a vó de Heitor) 💞

    Eu sou filha dela, fui e sou educada por ela e no entanto somos tão diferentes... Existe de fato um abismo entre a maternidade do tempo dela e a minha maternidade de hoje... a gente tem criado pontes para reduzir esta distância, e a ponte mais bonita é o amor imenso de vó! 

     Ela lê muitos e muitos livros em um mês e eu não consigo concluir nenhum em seis meses; ela não sabe cozinhar e nem costurar e eu tenho prazer em fazer estas duas coisas; ela não tem habilidades artísticas e nunca se interessou em fazer melhor do que consegue hoje e eu tenho fascínio pelas artes; ela é bem mais paciente e brincalhona e eu mais séria e mais rígida; eu por um lado falo mais e ela sabe o momento de se expressar sem permitir que "o outro" invada um espaço não concedido na relação... eu poderia passar muito mais tempo falando de nossas diferenças, mas gostaria mesmo de dizer o que eu pude absorver e refletir de muito bacana, depois que me tornei mãe sendo filha dessa mulher forte que é a minha mainha! 






1. Pés quentes e cabeça fria... esta a receita para saber se seu baby tá em ordem! Ou seja, se não está com febre ou dodói, mantenha os pés aquecidos e se certifique que as têmporas e a testa estão frias, digo em temperatura normal.






2. Lugar de criança é lugar de brincadeira. Minha mãe me ensinou que brincar é a forma de se desenvolver, é a forma de crescer e ampliar os conhecimentos, e que isso é fundamental para os pequenos e vai até a pré-adolescência. Brincar é fundamental para o aprendizado! Ela brinca muito mais que eu, ela deixa Heitor em estado de euforia de felicidade! 



3. Você já percebeu que pode carregar seu bebê nos braços com facilidade, e que pode fazer uma cama de casal caberem três pessoas em vez de duas, e que pode curar um machucado com um beijo, e que pode cantar mesmo sem saber a letra e sem saber cantar que tá valendo, que pode ninar, dengar, apertar, dá muito beijo, colocar para dormir coladinho no corpo. Aquela ideia de que carinho fará seu filho ser mimado, dizer que ele tem que aprender a dormir sozinho desde cedo, que ficará mal educado, imaturo se tiver muito amor e carinho, contradiz tudo que minha mãe me ensinou. Ela disse assim: "se você não fizer isso tudo agora, que pode carregar, aguentar o peso dele, dividir a cama... vai dar este amor quando? Quando ele tiver 18 anos? Quando não couber mais em seus braços?"



4. Carinho e muito limite! Muito limite, o que não tem nada haver com ausência de afeto. E coerência nas negações, não adianta dizer que vai fazer e não fazer, dizer que não pode e ceder em seguida.  A permissão de Heitor fazer escolhas passa pela maturidade da idade dele, e as demais coisas são escolhidas por mim e de minha responsabilidade. Ah! E não adianta responsabilizar a criança pela queda, pelo machucado, por ter quebrado algo, por ter se arriscado, quem está em melhores condições de perceber todos os riscos é o adulto e não a criança, então fique atento(a) para não transferir a responsabilidade para o pequeno.


5. Criança anda sempre na frente ou ao lado da mãe, em locais públicos sempre de mãos dadas com um adulto, em locais que sejam preparados para acesso infantil ele pode ficar solto mas um adulto sempre próximo. Quando atravessar a rua que seja sempre na faixa e avaliando antes de passar, de mãos dadas com o pequeno e quando andar na calçada a criança deve sempre ficar do lado oposto de onde passam os carros, ou seja, sempre o mais dentro da calçada possível, e protegida pelo adulto que caminha mais à margem da via (veja imagem abaixo). 
Veja nesta imagem a criança mais para dentro da calçada e o adulto mais a margem da via. 

6. Nunca aceite balas, brinquedos, água e nem dê seus dados e endereço para estranhos. Ceda o lugar no ônibus, respeite as placas de uso preferencial, seja íntegro, e saiba que por mais que pareça um gesto pequeno tem um impacto grande nas marcas que ficam impressas em sua vida e na vida das demais pessoas. Se não é seu não fique, não leve para casa!


Os "locais preferenciais" já são uma forma de impedir coisas como esta, em um mundo mais amoroso não seria preciso nem ter placas como esta.






7. Tentar o máximo possível entender que mesmo que meu filho compreenda muitas coisas e que seja bem esperto, ele é só um BEBÊ. Eu tento me policiar quanto a isto!









8. Banho é momento de brincadeiras e de relaxamento também! Então as vezes coloco alfazema na água do banho como ela fazia comigo quando era pequena. 






9. Comer frutas e verduras, pouco açúcar, comida quase sem sal, nada de enlatados e processados, tomar sol, caminhar e beber muita água pode lhe deixar longe de problemas físicos, manter a serenidade mental também é importante para que o corpo não padeça (esta é a receita para a excelente forma e vitalidade da avó de Heitor). Quando eu ou meu irmão ficamos doentes normalmente minha mãe abre os livros de medicina natural e faz tudo que tem neles, além de nos ajudar a entender  quais as questões emocionais que abalaram o corpo naquele momento. Quase sempre a gente fica bom sem precisar recorrer a remédios de farmácia ou a hospitais. A alimentação de Heitor muito é legal fruto disso tudo! Depois que fui para Angola passei a comer mal, dormir mal, compensei minha saudade na comida, até hoje estou brigando com a balança, mas sei que se entrar na vibe de mainha com certeza volto logo ao que eu era.





10. Você não precisa ir no médico só quando fica doente, é preciso que você cuide de maneira preventiva. Uma situação que os médicos de minha cidade nunca souberam lidar muito bem, quase sempre quando eu ou meu irmão íamos ao médico para visitas de rotina, os médicos meio que desvalorizavam este movimento, questionam "o por quê" de estarmos ali, sem estarmos de fato tendo nada de mal.












11. Sempre que estiver na dúvida de que decisão tomar, ore e sinta o que o seu coração diz! E siga! "Se precisar voltar, volte/ Se precisa seguir, prossiga/ Se estiver tudo errado, recomece/ E se estivar tudo certo, continue". Esta frase estava em uma almofada que ganhei dela mesmo, quando estava na dúvida de decisões que deveria tomar na minha vida, hoje quando a gente lê para Heitor ele se acaba de rir, ele curte demais, e hoje ele já finge que lendo esta almofada. Uma fofura a parte!








   Vó é vó, e mãe é mãe! O vínculo é diferente, o amor é diferente, a forma de se relacionar é altamente diferente! Sou grata por ela estar na minha vida e na de meu pequeno gigante! Feliz por estarmos próximas, e de Heitor poder vivenciar o amor de vó de maneira tão linda.

    Em poucas linhas estes são os pontos em eu lembrei para compartilhar com vocês do que aprendi com a minha mãe, e mesmo que eu tente seguir caminhos diferentes na maternidade que vivencio hoje, em muitas coisas sigo os mesmo passos, alguns de maneira consciente e muitos outros de maneira inconsciente!


Imagens retiradas da internet.

Mais uma Mainha
24/08/2016